segunda-feira, 20 de junho de 2016

SAIBA COMO APROVEITAR AS COMIDAS JUNINAS SEM EXAGEROS...

FONTE: Rayllanna Lima, TRIBUNA DA BAHIA.

Nada em excesso é considerado bom.

O São João é uma das festas mais esperadas pelos brasileiros, sobretudo pelos nordestinos, visto que na região Nordeste a festa junina ganha grande expressão. É nesta época que as comidas típicas do festejo entram na casa do baiano com muita abundância. Milho, amendoim, canjica, bolo, licor. Dá até água na boca, não é? O problema é que muitas pessoas acabam exagerando na comilança e chegam ao fim da festa com mal-estar. 
Nada em excesso é considerado bom. E quando se trata de alimentação, especialistas da área de saúde fazem um alerta: nem pensar em se alimentar mal durante o dia para descontar no banquete à noite. “Tem que se alimentar normalmente, fazendo todas as refeições. No dia da festa, você pode ingerir um pouco de cada coisa, sem problemas. O que não pode é passar o dia sem comer, e comer muito à noite”, salienta a nutricionista Amélia Duarte.
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte das iguarias da festa junina é feita deste alimento. A nutricionista explica que, como se trata de ingredientes que não são nocivos, a restrição severa de alimentação é desnecessária.  Entretanto, ela chama a atenção para o consumo do amendoim. “É um alimento que quanto mais você come, mais dá vontade de comer. É um alimento gorduroso, mas não é uma gordura nociva à saúde. Só não pode consumir em excesso”, ratificou.
Exageros alimentares podem casar problemas digestivos, sobretudo em pessoas com a saúde já fragilizada, a exemplo dos diabéticos. “Excesso de comida causa dor de estômago, diarréia, fora o aumento de peso – porque estará ingerindo uma quantidade muito grande de calorias de uma vez só. É muito melhor fracionar essa comida”, disse Duarte.
“Os diabéticos precisam ficar atentos, porque as comidas têm muito açúcar, até mesmo o licor. Nada de abusar da cocada, dos doces – que são alimentos típicos do São João. Nesse período, a gente observa também o excesso de bebida alcoólica. É preciso manter o controle, principalmente os pacientes hipertensos”, ratificou o cardiologista Alessandre Rabello.
Mas, quando o olho for maior que a boca, a dica da nutricionista Amélia Duarte é cair na dança. “Procure dançar, porque o gasto calórico é acentuado, então já compensa. É importantíssimo beber muita água, principalmente se for ingerir licor. A bebida alcoólica requer hidratação maior. Senão, no dia seguinte, você vai ter ressaca e muita dor de cabeça”, afirmou.
“A melhor recomendação é não esquecer os hábitos de uma vida saudável como a hidratação, mastigar bem os alimentos e optar sempre por alimentos mais naturais. Comer antes de sair de casa para que a tentação de consumir compulsivamente diminua é uma boa pedida”, acrescentou a nutricionista da Hammer Academia Sara Frediani. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário