segunda-feira, 31 de julho de 2017

RICHARLISON É VENDIDO PARA O WATFORD E DEIXA O FLU POR R$ 46,2 MILHÕES...

FONTE: Leo Burlá, Do UOL, no Rio de Janeiro (http://esporte.uol.com.br).



O Fluminense anunciou a venda do atacante Richarlison para o Watford, da Inglaterra. O anúncio foi feito pelo presidente Pedro Abad.

O jogador custou 12,5 milhões de euros (R$ 46,2 milhões) aos cofres do clube que disputa a Premier League - valor dividido entre Fluminense e América-MG. O Tricolor terá 10% de uma futura venda.

"Richarlison não vai viajar para o Recife, ele vai para o Watford. Saída dele já é oficial. Já estava concluída na sexta e anunciaríamos depois do jogo contra a Ponte Preta", disse Abad.

O dirigente disse que a prioridade é quitar pendências com o elenco tricolor tão logo o dinheiro chegue ao clube. Sobre possível reposição, o cartola falou que há esta possibilidade:

"Vamos analisar para fazer alguma reposição. Já temos em mente e vamos finalizar a operação para vermos o montante dos recursos que teremos disponível".


DOIS DIAS APÓS MORTE DO FILHO. ABEL COMANDA TREINO DO FLU SOB APLAUSOS...

FONTE:
, Notícias Ao Minuto, (http://www.msn.com).



Dois dias após a morte do filho João Pedro, de 19 anos, Abel Braga retornou ao trabalho. Durante o treinamento desta segunda-feira (31), o treinador apareceu no Centro de Treinamento do Fluminense para comandar a atividade e foi aplaudido pelo elenco após uma rápida reunião no gramado.

O presidente do clube, Pedro Abad, confirmou a presença de Abel na próxima partida do Fluminense, que acontecerá na quarta-feira (2), em Pernambuco. O treinador comandará a equipe contra o Sport.

“A gente se preparava para o jogo (contra a Ponte) quando aconteceu a tragédia. Pedi à CBF o adiamento. Não havia clima. Procuramos dar apoio possível ao treinador e à família. Conversei ontem (domingo) com o treinador, ele deixou claro que o trabalho continua. Ele vai ao jogo na quarta-feira contra o Sport”, disse o mandatário, segundo o Globoesporte.com.

ESPOSA DO MEIA LÉO LIMA, DO SANTA CRUZ, MORRE APÓS LUTA CONTRA O CÂNCER...

FONTE:, (http://www.msn.com).

No início da tarde desta segunda-feira foi confirmada a morte da mulher do meia Léo Lima, que defende o Santa Cruz. Nathália vinha lutando contra um câncer no estômago há cerca de dez meses. 

O jogador, que estava em treinamento no CT do time coral, embarcou às pressas para o Rio de Janeiro, onde sua esposa estava.

Léo Lima esteve em campo na partida contra o Paraná, no último final de semana e viajou para a capital carioca no começo da tarde. 

O jogador de 35 anos se tornou profissional no Vasco da Gama e foi contratado em maio deste ano pelo Santa Cruz. Nathália, que era casada com o meia há 13 anos deixa dois filhos pequenos.

FLAMENGO E CRUZEIRO DECIDEM SEMIFINAL DA COPA DO BRASIL EM CASA...

FONTE:, (http://www.msn.com).

Na manhã desta segunda-feira (31), a Diretoria de Competições da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), sorteou os mandos de campo das semifinais da Copa do Brasil. Com isso, Flamengo e Cruzeiro serão os mandantes dos duelos de volta.

Confira os duelos (as datas dos jogos podem ser modificadas).

Jogos de ida (data-base: 16/8).

Botafogo x Flamengo

Grêmio x Cruzeiro

Jogos de volta (data-base: 23/8).

Flamengo x Botafogo

Cruzeiro x Grêmio.

IOGA PODE AJUDAR A PREVENIR PROBLEMAS DO ENVELHECIMENTO...


FONTE:, (http://noticias.uol.com.br).


A prática de ioga pode ajudar a prevenir problemas comuns do envelhecimento, como falhas na memória e dificuldade de atenção. É o que indica um estudo feito por pesquisadores do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein em parceria com a Universidade Federal do ABC e com a Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos.

A pesquisa avaliou o cérebro de 42 idosas com condições de saúde, idade e escolaridade semelhantes. Metade das voluntárias fazia ioga há pelo menos oito anos. A outra metade não era adepta da prática.

Ao analisar as ressonâncias magnéticas de todas as participantes, os pesquisadores descobriram que as que faziam ioga tinham áreas do cérebro associadas à atenção e à memória mais espessas do que as que não praticavam. A espessura dessas regiões do córtex pré-frontal indicam melhor atividade dessas funções.

"Com o envelhecimento, essas áreas ficam menos espessas e sofrem algum comprometimento. Como a ioga é uma atividade que está o tempo todo cobrando atenção e memória de trabalho (instantânea), pode ser que ela ajude na manutenção dessas funções e na prevenção de perdas cognitivas", explica Rui Afonso, doutorando de neurociência do Hospital Albert Einstein e um dos autores do estudo. A pesquisa foi publicada em junho no periódico Frontiers in Aging Neuroscience.

Ele diz que mais estudos são necessários para determinar o papel da ioga na prevenção do declínio cognitivo. "Estamos planejando agora um estudo para acompanhar os participantes antes mesmo de eles iniciarem a prática da ioga."

Benefícios.

Praticante de ioga há dois anos e meio, a aposentada Liria Yoneshige, de 65 anos, diz que a atividade a ajudou a melhorar sua atenção e concentração nas tarefas diárias.

"Comecei a fazer ioga, na verdade, porque sou muito ansiosa e preocupada e precisava de algo que me fizesse desestressar. Com o relaxamento que a ioga me traz, consigo ficar mais focada e atenta nas atividades que preciso fazer", conta ela.

A aposentada conta que, além de melhorar a atenção, o exercícios trouxe ainda benefícios físicos. "No início eu era muito dura e travada. Não conseguia fazer nenhum movimento que a professora passava. Hoje ainda tenho algumas dificuldades, mas estou bem melhor", diz Liria, que pratica ioga duas vezes por semana.

CÁLCULO RENAL PODE SER EVITADO BEBENDO ÁGUA...

FONTE: Por Gabriele Galvão, Tribuna da Bahia, Salvador. 

12% da população brasileira possui cálculo nos rins, e o pico de incidência está entre 40 e 49 anos.

Os casos de cálculo renal, conhecido popularmente com pedra nos rins acometem 12% da população brasileira, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia. O pico de incidência está entre 40 e 49 anos. A nefrologista do Instituto de Nefrologia e Diálise (Ined), Rita Barreto, informou que diagnóstico de novos casos tem crescido nos últimos anos, fato este, relacionado à prevalência de patologias metabólicas, como diabetes mellitus, hipertensão arterial e dislipidemias (elevação de colesterol), obesidade, hiperuricemia, hábitos alimentares errados, que são considerados fatores de risco para litíase renal.
De acordo com a especialista, a litíase renal é mais comum no sexo masculino. “12% dos homens sofrem com a enfermidade e as mulheres em torno de 6%,. Porém, nos últimos anos vem aumentando os casos no sexo feminino e na faixa pediátrica. É também mais comum na raça branca e tem características genéticas, embora hoje os fatores ambientes estejam em destaque na formação de cálculos renais”, esclareceu.
Leia mais na edição impressa do jornal ou no Tribuna Virtual. 

BRÓCOLIS E FIBRAS SÃO ALIMENTOS ESSENCIAIS PARA CONTROLAR DIABETES...

FONTE: André Carvalho, Do UOL, em São Paulo, (http://noticias.uol.com.br).


A dieta é fundamental para o controle de quem tem diabetes do tipo 2. No entanto, o cuidado não está apenas na redução da ingestão de açúcares, estudos mostram que a inclusão de certos alimentos tem resultado efetivo no tratamento da doença. Entre os alimentos recomendados estão brócolis, couve, repolho e outros alimentos ricos em fibras.

Estudo recente publicado na revista Science Translation Medicine endossa essa tese, identificando no brócolis como um "remédio" efetivo no tratamento do diabetes do tipo 2.

A pesquisa, realizada com ratos e humanos, mostrou que o brócolis tem um composto (glucorofanina) que o corpo transforma em sulforafano, e esse antioxidante reduz a produção de glicose pelo fígado. A atuação desse composto seria semelhante à de um dos medicamentos mais usados no tratamento de diabetes, a metformina.

O mesmo composto químico pode ser encontrado em outros alimentos da mesma família, como a couve, a couve-flor, couve-de-bruxelas, repolho e a mostarda, explica Maristela Strufaldi, nutricionista da Sociedade Brasileira de Diabetes.

O diabetes atinge 9 milhões de brasileiros, segundo Pesquisa Nacional de Saúde de 2015, com maior prevalência na população a partir dos 60 anos. E o tipo 2, relacionado à alimentação e obesidade, é o tipo mais comum.


Colocando no cardápio.
A nutricionista Carolina Guerini, professora da Universidade Federal do Rio Grande Sul, estudou em seu doutorado os efeitos do sulforafano. Segundo ela, outros estudos já haviam apontado a eficácia do composto na prevenção do desenvolvimento de câncer, "especialmente de intestino".

Sabe-se que pessoas que comem um prato de sobremesa de brócolis de 3 a 4 vezes por semana têm uma prevalência mais baixa de doenças crônicas, como o câncer. E a quantidade de sulforafano contida neste pratinho é mais ou menos semelhante à do presente no estudo."

No estudo mais recente, os cientistas norte-americanos utilizaram extrato de broto de brócolis em cápsula.

"O brócolis cozido tem uma biodisponibilidade maior. Não precisa estar hipercozido, uma leve cocção já deixa ele no melhor ponto de absorção desse composto pelo nosso corpo", diz Guerini.

A fritura, por outro lado, não é recomendada, já que alimentos antioxidantes são sensíveis a altas temperaturas e perdem suas propriedades.

Fibras para que te quero!

Alimentos ricos em fibras, como lentilha, grão-de-bico, aveia e frutas, também são importantes na prevenção e no tratamento do diabetes do tipo 2.

As fibras fazem com que haja a diminuição da absorção de gordura dos alimentos, ajudando o indivíduo a manter um peso saudável. Já no tratamento, de acordo com Guerini, "a fibra lentifica a absorção do carboidrato, fazendo com que a glicemia não se eleve tanto".

Além disso, elas ajudam a regular a flora intestinal --e é no intestino que é transformada boa parte da glucorafanina em sulforafano, após a ingestão do alimento.

De acordo com estudos, a ingestão diária de 30 a 35g de fibras pode reduzir a incidência de diabetes do tipo 2. Uma maçã de tamanho médio tem cerca de 4,5g de fibras, ao passo que uma porção de 100g de grão-de-bico contém, em média, 17g de fibras.


Alimentação saudável.
Para a endocrinologista Silmara Leite, a descoberta corrobora a importância da alimentação no tratamento. "Podemos entender melhor agora porque os pacientes diabéticos que tinham uma alimentação balanceada com grande presença de crucíferas no cardápio tinham uma reposta superior àqueles que não tinham esses alimentos na dieta".

De acordo com a IDF (Federação Internacional do Diabetes), um estilo de vida saudável pode prevenir em até 70% o diabetes 2.


Strufaldi lembra que não basta incluir o brócolis no prato, é preciso seguir uma alimentação balanceada. O ideal é que a dieta seja rica em vegetais, legumes e frutas, castanhas e carnes brancas. 

HOMEM DE 30 ANOS MORRE APÓS CIRURGIA PARA AUMENTAR PÊNIS...

FONTE: Redação/RedeTV! (http://www.redetv.uol.com.br).


Um homem de 30 anos, que não teve o nome divulgado, morreu após passar por um procedimento cirúrgico para aumentar o pênis em uma clínica em Estocolmo, na Suécia. A morte é a primeira registrada durante esse tipo de cirurgia, segundo o periódico Journal of Forensic Sciences, que relatou o caso.
De acordo com o jornal médico, o homem passou pelo procedimento padrão de ter gordura retirada do abdômen e injetada no órgão sexual. No entanto, ao final da cirurgia, por volta das 16h, ele começou a ter taquicardia, falta de oxigênio nos tecidos orgânicos e queda da pressão sanguínea. 

Entubado e medicado com efedrina e epinefrina, ele sofreu uma parada cardíaca por volta das 16h30. A equipe tentou fazer reanimação cardiopulmonar enquanto ele era levado para um hospital, mas ele não resistiu e morreu às 17h48.
A necrópsia mostrou que o paciente não tinha nenhum problema cardíaco, mas que seus pulmões estavam cheios de sangue e as artérias pulmonares totalmente danificadas. A explicação dada pelos médicos foi que o homem havia feito outro procedimento parecido no órgão genital recentemente, o que fez a gordura injetada vazar para as veias e chegar aos pulmões. Por conta disso, legistas concluíram que a morte foi causada por uma embolia gordurosa pulmonar.

Ao Buzzfeed News, o urologista Tobias Kohler afirmou que cirurgias para aumentar o pênis "são procedimentos completamente inutéis que nunca funcionam, deixam homens desfigurados e podem matar". "Este é o pior caso, mas há muitos outros com consequências horríveis", afirmou ele, acrescentando que o órgão pode acabar ficando irreconhecível.

A PARTIR DE AMANHÃ, FGTS INATIVO SÓ PODERÁ SER SACADO POR DOENTES OU PRESOS...

FONTE: Agência Brasil (redacao@correio24horas.com.br), CORREIO DA BAHIA.

Nesta segunda, a Caixa informou que a nova oportunidade será apenas para trabalhadores doentes ou reclusos.
Para o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) retido em contas inativas a partir de amanhã (1º), os beneficiados terão de comprovar, nas agências da Caixa Econômica Federal (Caixa), doença impeditiva à locomoção ou reclusão em regime fechado. O prazo para todos os trabalhadores termina hoje (31).
Na última quarta-feira (26), o presidente da República, Michel Temer, assinou decreto prorrogando o prazo para saque até 31 de julho de 2018 somente para a parcela da população que comprovar impedimento no período original.
Nesta segunda, a Caixa informou que a nova oportunidade será apenas para trabalhadores doentes ou reclusos. Os primeiros precisarão apresentar atestado médico, e os reclusos, certidão em nome do titular da conta obtida junto às varas de Execução Penal ou Criminal, juízo responsável pelo decreto de prisão ou autoridade da unidade prisional. A apresentação deve ser exclusivamente nas agências do banco.

A Caixa criou uma página especial e um serviço telefônico para tratar das contas inativas. O banco orienta os trabalhadores a acessar o endereço ou ligar para 0800-726-2017, para que possam saber o valor, a data e o local mais convenientes para os saques.

CÂNCER DE MAMA PODE TER 6 SINTOMAS OCULTOS (MUITOS NÃO TÊM NADA A VER COM NÓDULOS)...

FONTE:, Paulo Nobuo, (http://www.msn.com).



O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais comum entre as mulheres e, apesar de anualmente registrar 50 mil novos casos no Brasil, tem até 98% de chances de cura. Fazer exames preventivos é essencial para um diagnóstico rápido, o que facilita o tratamento da doença.

Sozinha e em casa a mulher pode realizar autoexame das mamas para detectar possíveis caroços, mas é importante saber que nem sempre o câncer de mama se manifesta através de nódulos e apresentar sintomas pouco conhecidos.

Como identificar câncer de mama sem nódulos.


1. Secreções expelidas pelo mamilo podem ser um sinal e indicar câncer mama. Isto acontece quando as células cancerígenas estão perto das paredes dos ductos mamários.

2. Inchaço na região das axilas ou ao redor do pescoço é outro sintoma, pois nessas áreas estão localizados os gânglios linfáticos, parte do sistema imunológico que pode estar em alerta para combater um possível câncer de mama.


3. Se você percebeu mudanças no formato, peso ou tamanho dos seios, procure um médico, já que as alterações também podem sinalizar câncer de mama.

4. Mudanças de formato, posição ou inversão no mamilo pode indicar que existe um tumor por trás provocando a retração.


5. A doença de Paget, um tipo de tumor que fica atrás do mamilo, tem como sintomas inflamação e vermelhidão na região do bico do seio. Portanto, procure um médico caso note alguma erupção cutânea na área.


6. Um dos tipos mais raros de câncer de mama também pode dar sinais através da alteração na pele da região, deixando os seios com aspecto de casca de laranja. As células causadoras da doença entopem canais linfáticos que causam inflamação e pequenas depressões na superfície da mama.

GOVERNO VAI DEVOLVER R$ 1,1 BILHÃO A CONSUMIDORES...

FONTE:, Anne Warth, BRASÍLIA, (http://www.msn.com).


O governo devolverá ao consumidor um valor que recebeu a mais para compensar a queda de arrecadação que Estados da Região Norte teriam com novos investimentos em energia. O dinheiro foi mantido ilegalmente pela União por três anos e só será devolvido após cinco ofícios enviados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e depois de publicação de reportagem do ‘Estadão/Broadcast’ sobre o assunto.

Ao todo, R$ 1,13 bilhão, em valores atualizados, será devolvido a partir do ano que vem. Se fosse ressarcido de uma só vez, o consumidor teria uma redução de 0,8% na conta de luz. Mas a devolução será feita em quatro parcelas iguais, em 2018, 2019, 2020 e 2021 – serão R$ 282,5 milhões por ano.
A proposta está em ofício enviado pelo secretário executivo do Ministério do Planejamento, Edvaldo Risso, ao diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino. Foi Rufino quem cobrou do governo a devolução dos recursos. O plano será incluído na previsão orçamentária do Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) dos próximos anos.

Em ofício enviado em abril, o quinto desde 2014, revelado pelo Estadão/Broadcast, Rufino mencionou a arrecadação a mais, feita entre 2010 e 2012, realizada para compensar Estados que teriam prejuízo financeiro com a conclusão de obras de conexão ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Apesar dos benefícios ao País e à população das regiões isoladas, haveria redução no uso de usinas termelétricas para suprir esses locais e, consequentemente, da arrecadação dos Estados da Região Norte com o ICMS incidente sobre combustíveis fósseis.

Uma lei de 2009 estabeleceu a cobrança extra, na tarifa de todos os consumidores do País, para compensar esses Estados pela perda arrecadatória. Entre 2010 e 2012, o governo arrecadou R$ 747,8 milhões.

Desse valor, o Estado de Rondônia foi ressarcido com o recebimento de R$ 51,3 milhões. Foi o único Estado que foi interligado nesse período. Sobraram R$ 689 milhões, que ficaram no caixa do Tesouro, que, hoje, atualizados, atingem R$ 1,13 bilhão.


A mesma lei também estabeleceu que eventuais saldos positivos decorrentes dessa arrecadação em 1.º de janeiro de 2014 deveriam ser devolvidos. Nos últimos três anos, porém, isso não aconteceu.

7 DICAS PARA EVITAR DOENÇAS CIRCULATÓRIAS NO INVERNO...

FONTE:, Notícias Ao Minuto, (http://www.msn.com).


O tempo frio estimula a contração dos vasos sanguíneos, principalmente das artérias periféricas, o que pode ser perigoso principalmente para pessoas com quadro de obesidade e sedentarismo. "Quando há excesso de gordura na parede das artérias, isso atrapalha ainda mais o sangue chegar até alguns tecidos", explica a cirurgiã vascular e angiologista Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. "Essa má circulação pode ser extremamente perigosa, porque há riscos de desenvolvimento de insuficiência arterial periférica, infartos do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC) ", alerta.

De acordo com a especialista, o acúmulo de gordura deixa as paredes das artérias endurecidas e estreitas, então o processo de circulação se torna mais lento. "Esse tipo de problema atinge mais pessoas com fatores de risco como as que estão acima do peso, tabagistas, colesterol aumentado, hipertensos e diabéticos", comenta.

Quando há predisposição genética ou quadros de obesidade, alimentação desequilibrada e sedentarismo, a preocupação se torna ainda maior. "Diabéticos ou hipertensos precisam controlar a doença, praticando exercícios físicos regularmente, mantendo alimentação balanceada e evitando fumar", esclarece a cirurgiã vascular.

O fenômeno de Raynaud também costuma aparecer ou descompensar com maior frequência no frio. "Nesse fenômeno, existe um espasmo (contração) da artéria em reação ao frio, o que torna os pés ou mãos gelados, pálidos e com alteração de coloração", explica a angiologista.

A médica explica que o corpo pode dar sinais de que está com a circulação "comprometida": "O paciente pode sentir dormência ou inchaço nos membros, formigamento nas mãos e nos pés. No caso de câimbras, dor ao caminhar, paralisia ou fadiga muscular pode ser um indício de arteriosclerose".

Em qualquer sinal de alteração, um médico deve ser consultado, alerta a Dra. Aline. "O tratamento para as doenças circulatórias pode ser feito por meio de medicamentos ou cirurgia se for necessário. Mas a prevenção é o melhor tratamento, especialmente para pacientes que já tenham alguma doença que contribui para a obstrução das artérias", comenta.

Dicas para evitar esses problemas:
• Usar roupas confortáveis e quentes, evitar peças justas (elas podem comprimir os músculos das pernas e cintura);

• Consumir alimentos ricos em fibras, já que auxiliam na boa digestão e controle do colesterol;

• Fazer exercícios físicos sob orientação médica;

• Optar por alimentos com gorduras poli-insaturadas;

• Controle adequado da pressão e diabetes;

• Beber muita água (entre dois e três litros) por dia;


• Cuidado ao usar meias elásticas sem orientação médica, nesses casos ela pode piorar a situação.

ENFERMEIRA É DEMITIDA EM GRUPO DE WHATSAPP E EMPRESA TERÁ QUE PAGAR INDENIZAÇÃO...

FONTE: CORREIO DA BAHIA (redacao@correio24horas.com.br).

Empresa terá que pagar R$ 10 mil de indenização; sócio mandou mensagem no grupo de outros funcionários.
A Justiça do Trabalho condenou uma empresa do Distrito Federal a pagar indenização por danos morais a uma enfermeira instrumentadora cirúrgica que foi demitida através do grupo de trabalho no aplicativo WhatsApp. De acordo com a juíza Maria Socorro de Souza Lobo, em exercício na 19ª Vara do Trabalho de Brasília, ficou clara a forma vexatória como o empregador expôs a rescisão contratual, submetendo a trabalhadora a constrangimento perante seus colegas.
A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (28). "Após a dispensa, a enfermeira ajuizou reclamação trabalhista pleiteando diversos direitos trabalhistas, como adicional de insalubridade, acúmulo de funções, horas extras por falta de intervalos intrajornada, equiparação salarial e a condenação da empresa ao pagamento de indenização por danos morais, ao argumento, entre outros, de que a demissão, informada por meio do aplicativo, teria lhe causado constrangimentos. A empresa contestou as alegações da autora da reclamação e se manifestou pela improcedência dos pedidos", afirmou o TRT, em nota.
De acordo com o TRT a forma como o sócio da empresa procedeu à dispensa da enfermeira 'é despida do respeito que deve nortear as relações de emprego'.  "Nenhum empregador é obrigado a permanecer com um empregado, mas para proceder à rescisão contratual deve agir de forma urbana e civilizada, até por conta da inexistência de justa causa para a dispensa. Para a juíza, é cristalino, pela mensagem enviada pelo empregador via aplicativo, “a forma vexatória como expôs a rescisão contratual da demandante, sendo desnecessário tal comportamento, pois submeteu a obreira a constrangimentos perante seus colegas”, destacou a magistrada na sentença.

A magistrada condenou a empresa a indenizar a instrumentadora, por danos morais, em R$ 10 mil. Quanto aos demais pedidos, a juíza deferiu apenas o pagamento de horas-extras, por falta de concessão de intervalos intrajornada, e da multa prevista no artigo 477 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), por falta de comprovação da quitação, dentro do prazo legal, da rescisão contratual. Os demais pleitos foram todos julgados improcedentes pela juíza. 

‘OBESIDADE OCULTA’ AFETA MAIS DE 80% DOS OCIDENTAIS...

FONTE:, Daniel Mediavilla, (http://www.msn.com).



obesidade é uma pandemia global que causa doenças cardíacas, diabetes ou aumenta o risco de câncer. Agora, um grupo de pesquisadores estimou que o problema pode ser maior do que se pensava anteriormente. Um artigo publicado recentemente na revista Frontiers in Public Health estima que nos países desenvolvidos até 90% dos homens adultos, 80% das mulheres e 50% das crianças têm uma porcentagem de gordura problemática para a saúde.

MAIS INFORMAÇÕES

  • A cidade que perdeu 450.000 quilos de gordura
  • OMS pede imposto de 20% sobre bebidas açucaradas para “salvar vidas”
  • Sua alimentação pode engordar seus netos
A maneira habitual de medir se uma pessoa tem um peso saudável é conhecida como Índice de Massa Corporal (IMC), que combina a altura e o peso de um indivíduo. Mas como se sabe há algum tempo, esta fórmula nem sempre ajuda a prever se alguém terá problemas de saúde associados ao sobrepeso. O melhor indicador é o excesso de gordura. Vários estudos indicaram que muitas pessoas que se consideram magras ou um pouco acima do peso, mas que possuem uma porcentagem de gordura elevada, têm níveis de pressão arterial, insulina ou inflamação característicos de obesos.

No entanto, com as atuais formas de medição, muitas pessoas com problemas passariam despercebidas para os médicos. Uma equipe de pesquisadores liderada por Shang-Ping Hung, do Hospital Chi Mei, em Liouying (Taiwan), observou num grupo de mulheres com idades entre 20 e 26 anos que 70% das que tinham excesso de gordura corporal haviam passado por saudáveis quando considerado apenas o seu IMC.

Um estudo com mulheres jovens mostrou que 70% das que haviam passado por pessoas saudáveis tinham níveis problemáticos de gordura.

Os autores da pesquisa publicada na Frontiers in Public Health, liderados por Paul B. Laursen, da Universidade Politécnica de Auckland, defendem que a definição de obesidade seja alterada e que o foco passe a ser a gordura, e não o peso corporal. Ter a circunferência da cintura maior do que a metade da altura é um indicador de excesso de gordura. No entanto, medir com precisão os níveis de gordura corporal requer métodos tecnologicamente mais complexos, tais como a absorciometria radiológica de dupla energia.

Diante destas medições, há dúvidas se em alguns países, como os Estados Unidos, o crescimento da obesidade esteja perdendo força. Naquele país, estima-se que o índice entre os homens tenha estabilizado em 35%, enquanto que entre as mulheres tenha crescido para 40%. No entanto, o número de pessoas com porcentagens de gordura corporal consideradas prejudiciais à saúde continua aumentando. Segundo uma estimativa global anterior, entre 62% e 76% da população mundial tinham esse problema. Os números são um pouco menores do que os atuais porque incluíam países menos desenvolvidos.

Estes esforços para mudar o foco do peso à gordura não são novos. Já em 2013, uma equipe da Universidade de Navarra conduziu um estudo com 6.000 pessoas apontando que até 29% das pessoas magras, de acordo com seu IMC, seriam na realidade obesas se considerada sua quantidade de gordura corporal. O estudo também estimou que 80% das pessoas que, segundo seu IMC, entram na categoria de sobrepeso estariam, na verdade, obesas.


De acordo com as referências oferecidas pela universidade espanhola, uma pessoa tem uma composição normal de gordura corporal quando apresenta um índice abaixo de 20% nos homens e de 30% nas mulheres. Em relação ao sobrepeso, o valor da equação fica entre 20% e 25% nos homens e entre 30% e 35% nas mulheres. São considerados obesos os homens com um índice acima de 25% e mulheres com mais de 35% de composição de gordura corporal.

O QUE O BRUXISMO TEM A VER COM SEU ESTADO MENTAL – E POR QUE MUITA GENTE NÃO SABE QUE TEM?...

FONTE:, (http://noticias.uol.com.br).


É difícil saber o que acontece com nosso corpo enquanto estamos dormindo. Por isso, muitas pessoas não sabem que sofrem de bruxismo noturno.

Trata-se de um hábito involuntário que faz com que os pacientes pressionem fortemente a mandíbula - alguns também rangem os dentes sem nenhum objetivo funcional.

"Vi um homem que conseguiu provocar uma espécie de erosão nos dentes, até à gengiva", disse Nigel Carter, da Fundação Britânica de Saúde Oral, à BBC.

Esse é um caso extremo, mas o bruxismo mais brando é mais comum do que se imagina e afeta tanto crianças quanto adultos. Na população mundial, cerca de 30% das pessoas têm essa condição, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, dados oficiais apontam que o problema atinge 40% da população.

As causas mais comuns são estresse, ansiedade e tensão. Ainda que o bruxismo não seja um transtorno perigoso, pode causar lesões dentárias permanentes se não for tratado.

"Ranger os dentes é cerca de 40 vezes mais potente do que mastigar", observou o dentista britânico.

Nem sempre existem sintomas.
A maioria das pessoas que contrai a mandíbula e que range os dentes não sabe que tem esse hábito involuntário. "Quem normalmente descobre mais facilmente são as pessoas que acordam seus maridos ou esposas com o barullho", explica Carter.

Com frequência, a pressão sobre a mandíbula e os dentes acontece quando as pessoas estão dormindo, concentradas em fazer algo ou estressadas, segundo informações do serviço de saúde pública britânico, o NHS.

O curioso é que o bruxismo nem sempre gera sintomas, ainda que alguma pessoas sintam dores faciais, dores de ouvido ou de cabeça quando acordam.

Outras pessoas percebem, com o tempo, a erosão dos dentes - mas, em geral, costumam descobrir isso apenas quando visitam o dentista. Na maioria dos casos, os pacientes com bruxismo acabam tendo regiões planas e cantos desgastados em seus dentes.

O bruxismo também pode ser causado por transtornos do sono, como apneia e roncos, e contribuir para a interrupção do sono.

Saúde mental.
Ainda que a causa específica do bruxismo não esteja clara, especialistas normalmente vinculam o problema a estresse, ansiedade e problemas do sono - fatores que, no mínimo, agravam o problema.

Em alguns países, acredita-se que os casos de bruxismo estejam aumentando - talvez relacionados a um contexto de estilo de vida cada vez mais atribulado.

No caso dos adolescentes, um estudo recente realizado no Brasil sugere que o bruxismo pode se manifestar quando crianças sofrem perseguição dos colegas escolar.

Segundo os resultados da pesquisa, publicada na revista especializada Oral Rehabilitacion, as crianças de 13 a 15 anos vítimas de abuso verbal na escola têm probabilidade de sofrer bruxismo noturno quatro vezes maior do que outros adolescentes.

O problema apareceu em 65% dos estudantes pesquisados que sofriam bullying - enquanto só 17% dos outros estudantes apresentaram a condição.

Segundo a Fundação Britânica de Saúde Oral, tanto os pais quanto as escolas deveriam ser mais conscientes a respeito do problema, que também afeta adultos estressados e ansiosos.

Conselhos para prevenir.
Os tratamentos servem para reduzir a dor (se ela existir), prevenir o dano dental permanente e diminuir a fricção dental.

Para proteger os dentes de maneira permanente, recomenda-se o uso de protetores bucais ou aparelhos feitos sob medida.

Mas muitos especialistas também sugerem mudanças no estilo de vida para lidar melhor com o estresse diário - e aliviá-lo.

"Se seu bruxismo estiver relacionado ao estresse, é importante que você tente relaxar mais e dormir bem", recomenda o NHS. Para isso, a sugestão é a prática de ioga, usar técnicas de relaxamento para respiração, recorrer a massagens e escutar música antes de dormir, por exemplo.

Se não funcionar, há alguns tratamentos psicológicos que podem ajudar, como as terapias congnitivas ou comportamentais, que trabalham a ligação entre o pensamento e o comportamento.

Existem algumas técnicas que tentam reverter hábitos, mas o NHS afirma que não há evidência científica de maneiras para evitar o bruxismo.

Em todo caso, controlar o bruxismo durante o dia é muito mais fácil do que fazê-lo durante o sono - por razões óbvias. Além disso, também de acordo com o NHS, reduzir o consumo de álcool e parar de fumar pode ajudar a prevenir o bruxismo. O consumo de drogas recreativas, como êxtase ou a cocaína, também pode piorar o problema.


Em algumas ocasiões, o bruxismo pode ser um efeito colateral de algumas medicações antidepressivas, mas qualquer mudança de medicação deve ser consultada com um médico.