quarta-feira, 26 de julho de 2017

BEBER APÓS ESTUDAR AJUDA A GRAVAR INFORMAÇÕES, APONTA ESTUDO...

FONTE: Redação/RedeTV! (http://www.redetv.uol.com.br).


Um novo estudo divulgado recentemente pela Universidade de Exeter, na Inglaterra, e publicado na revista "Nature Reports Scientific" concluiu que consumir bebida alcoólica após estudar pode ajudar a gravar as novas informações de forma mais eficiente. 
Para as pesquisas, foram realizados testes com 88 pessoas, 57 mulheres e 31 homens entre 18 e 53 anos, divididas em dois grupos, no qual ambos tiveram que realizar tarefas de aprendizado em palavras. Após os exercícios de memorização, foi pedido para que ou os participantes bebessem o quanto quisessem, ou que não consumissem nada. 
No dia seguinte, eles tiveram que refazer a tarefa e, segundo a Professora Celia Morgan, líder do estudo, aqueles que ingeriram bebidas tiveram resultados melhores quando comparados aos que não consumiram nada.  
"Nossas pesquisas não apenas mostraram que aqueles que beberam álcool se saíram melhor quando repetindo a tarefa de aprendizagem de palavras, mas que esse efeito foi mais forte entre aqueles que beberam mais", afirmou a pesquisadora. 
Embora não saibam ainda ao certo o que gerou tais resultados, os cientistas já começaram a levantar alguns palpites, dentre eles a ideia que, como o álcool bloqueia o cérebro de aprender novas informações, ele fica mais disposto a gravar outros dados recém-aprendidos. 
"O cérebro tem mais recursos disponíveis para estabelecer outras informações aprendidas recentemente na memória de longo prazo. A teoria é de que o hipocampo (a área do cérebro realmente importante para a memória) muda para memórias de 'consolidação', transferindo recordações de curto para longo prazo", explicou Morgan. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário