sábado, 29 de julho de 2017

ANEL VAGINAL PARA EVITAR O HIV FAZ SUCESSO EM ESTUDO COM JOVENS...

FONTE: *** Jairo Bouer (http://doutorjairo.blogosfera.uol.com.br).


Um estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que o uso de um anel vaginal para prevenção do HIV teve ótima aceitação entre garotas adolescentes. Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, envolvidos no trabalho, apresentaram os resultados na conferência da Sociedade Internacional de Aids realizado na França, esta semana.

Parecido com o anel vaginal contraceptivo, já utilizado há muitos anos, esse dispositivo em fase de pesquisas libera um antirretroviral, uma droga chamada dapivirina, ao longo de um mês. O produto tem se mostrado capaz de reduzir o risco de infecção em 56%.

O experimento envolveu 96 garotas de 15 a 17 anos, e durou seis meses. Os pesquisadores estavam apreensivos, pois é difícil conseguir aderência de adolescentes em programas de saúde. Mas o método tem a vantagem de ter longa duração – o que é bom para quem se esquece de tomar medicamentos todo dia, por exemplo.

Do total de usuárias, 87% apresentavam níveis detectáveis da droga na vagina, comprovando que o dispositivo funcionou. Ao todo, 95% disseram que o anel era fácil de usar, e 74% relataram não ter sentido a presença dele no dia a dia. Havia uma certa preocupação de que os parceiros se incomodariam, mas muitas delas disseram que, no final das contas, eles disseram que o prazer aumentou.

A equipe diz que agora pretende testar o anel em adolescentes africanas, segundo reportagem da agência de notícias BBC. Um método que dê autonomia para mulheres de qualquer idade se protegerem do HIV é mais do que bem-vindo. Vamos torcer para que o produto se mostre eficaz e chegue ao mercado.


     

Nenhum comentário:

Postar um comentário