quarta-feira, 26 de julho de 2017

DANÇA FAZ BEM PARA GRÁVIDAS EM TRABALHO DE PARTO...

FONTE: Yuri Abreu, Tribuna da Bahia, Salvador.

De acordo com a obstetra, Tatiana Aguiar, o método utilizado pelas duas é válido, pois ajuda no alívio da dor durante as contrações.

Há pouco mais de um mês, a técnica de enfermagem, Evellin Costa, publicou um vídeo na sua rede social em que ela e a vendedora, Caroline Pereira, grávidas de nove meses, faziam uma performance da música “Despacito”, dos cantores porto-riquenhos Luis Fonsi e Daddy Yankee, considerado o hit do momento. O objetivo das duas gestantes era o de ajudar na dilatação do colo do útero e facilitar o nascimento dos bebês. Enquanto Evellin tinha sete centímetros de dilatação, Caroline tinha apenas quatro.
Em pouco tempo, o vídeo “bombou” na internet e já foi visualizado por mais de 1,4 milhão de pessoas. Nos comentários, muita gente elogia a atitude das duas – que inclusive já deram a luz – e a “terapia” utilizada por elas pode mostrar como a música pode ser um grande auxiliar no momento mais importante da vida de uma mulher, que nesse momento passa por transformações e vive intensamente esta fase.
De acordo com a obstetra, Tatiana Aguiar, o método utilizado pelas duas é válido. Ela cita, inclusive, um estudo da Universidade de São Paulo (USP), realizado em 2009, sobre o efeito da música no trabalho de parto e no recém-nascido. Ao final do trabalho, o que se concluiu foi que houve um alívio da dor durante as contrações, um auxílio na diminuição da tensão e do medo, ambientalização da parturiente no hospital e o estímulo à orientação e a espiritualidade.

Leia mais na edição impressa do jornal ou no Tribuna Virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário