FONTE:, Salvador, https://www.trbn.com.br/
Curso tem como ponto de partida fotografias aéreas do baiano Uiler Costa-Santos.
A utilização de fotografias de paisagens da Baía de Todos os Santos como recurso pedagógico é o ponto de partida do curso "Ensino da arte pelo ato fotográfico" que acontece de 6 a 10 de abril e visa promover experiências significativas de sensibilização do olhar e estímulo do pensamento crítico para professores do Ensino Fundamental II (alunos do 6º ao 9º ano, com idade entre 09 e 18 anos) das redes de ensino pública e privada da Bahia. Com o objetivo de incentivar a sensibilização estética dos educandos, o curso será telepresencial, ao vivo e gratuito. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site www.paisagemrevelada.com.br
Tendo como principal suporte pedagógico o conjunto de fotografias aéreas "Paisagem Revelada", do fotógrafo baiano e autor do projeto Uiler Costa-Santos, a iniciativa tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. O projeto também prevê a publicação de um e-book com distribuição gratuita, que contemplará as produções dos alunos ao longo do curso e a publicação de uma web-série de depoimentos em vídeo e podcasts.
Programa pedagógico.
O curso "Ensino da arte pelo ato fotográfico" terá um total de 20 horas distribuídas em cinco encontros telepresenciais, complementados com materiais didáticos em vídeos e podcats. Os encontros acontecerão via plataforma Zoom de 6 a 10 de abril.
Com linguagem acessível, o programa abordará conteúdos sobre arte-educação, filosofia, antropologia, arte contemporânea e educação ambiental, em diálogo com fotografias que representam praias, rios, manguezais e a Baía de Todos os Santos. Ativadas pelo estímulo visual, as fotografias serão associadas às diversas referências que terão, como ponto de partida, usos e costumes da população ribeirinha.
Pandemia COVID-19.
A proposta busca aprofundar conhecimentos sobre temáticas do fazer, pensar e analisar fotografias como recurso didático para o ensino das artes visuais. Também é interesse do curso contribuir com o ofício do professor e ressignificar a vida pós-COVID-19 no retorno às aulas. "As paisagens de Uiler Costa-Santos são um convite a olhar com intenção, vontade e entrega. Paisagens plácidas e serenas ou intempestivas e densas, registram movimentos de expansão.
Composições cuidadosas e belas que causam estranhamento: o quê, afinal, estamos vendo? Esta incerteza nos convoca a aprofundar a experiência e nos situam em sua temporalidade dinâmica, que nos lembram que as marés, assim como a respiração, falam sobre nossa própria impermanência", com estas palavras, a artista visual, curadora e arte educadora do projeto Stella Carrozzo apresenta o trabalho do jovem artista baiano.
"Busco uma fotografia mais próxima do aspecto puro. O que realmente me interessa, nas fotografias de paisagens e de elementos da natureza, é a qualidade em si dos fenômenos, a verdadeira essência do que vi e dos sentimentos que se desencadearam em mim a partir desta experiência", explica Uiler Costa-Santos. Segundo ele, a ideia de promover o curso é mostrar para crianças e jovens que a fotografia pode ser uma ferramenta de catarse e de comunicação e expressão de sentimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário