sexta-feira, 23 de outubro de 2009

MINHA CIDADE É JEQUIÉ – BAHIA...‏

FONTE: Iolanda Rebouças (iolandaster@gmail.com).
Resolvi escrever sobre Jequié minha cidade natal para apresentá-la aos meus amigos da net. Isso é o que sei ou me lembro, se alguém souber mais alguma coisa ou fato e quiser acrescentar é bem aceito!
Jequié fica no sudoeste da Bahia, está a 365 kms de Salvador fica na zona limítrofe da zona da mata e da caatinga. É uma cidade de médio porte cuja característica é seu intenso calor no verão, chegando a 45º. C, é cercada de montanhas.
É uma terra rica em minério de ferro o que causa mudança de temperatura, durante o dia é quente e a noite é frio.
Os principais pontos turísticos de Jequié são: passeios na barragem de pedras (ecológico), fazenda de pesca Provisão, passeio pelo centro da cidade, restaurantes típicos de carne do sol com pirão de leite, pontos turísticos da cidade como o alto da prefeitura, a Catedral de Santo Antonio, a exposição de gado, o mercado municipal entre outros lugares.
A fonte de renda é o artesanato, apicultura, pecuária e agricultura. Há sempre feiras de artesanatos onde são vendidos artigos feitos pelos habitantes de Jequié. Os melhores períodos para ir a Jequié é na temporada de festas juninas em que há a festa do padroeiro Santo Antonio, a festa de São João é muito concorrida principalmente por causa do forró da Margarida, forró na Moral, forró da Budega entre outros e a Exposição que normalmente acontece entre abril e maio. Temos ainda a festa de emancipação política da cidade que ocorre em 25 de outubro.
Na região há também 302 empresas, sendo confecções de roupas, fábrica de calçados, lojas das fábricas, lojas de mercadorias free shopp.
Quanto aos produtos agrícolas mais encontrados são: melancia, maracujá, café, cana-de-açúcar e cacau. A cultura de Jequié é de origem dos diversos imigrantes radicalizados na cidade: italianos, árabes, judeus e espanhóis.
Ilustres conhecidos dessa são cidade são o cantor e compositor WALLY SALOMÃO (in memorian), o ator ZÉO BRITTO, senador CÉSAR BORGES, o maestro pianista JOÃO REBOUÇAS, a música LAN LAN, o ex-Governador Lomanto Júnior, entre outros.


Algumas das famílias que se destacaram em Jequié:

01 – Família Rebouças
02 – Família Michelli
03 – Família Rotandano
04 – Família Borges
05 – Família Salomão
06 – Família Mehlem
07 – Família Erdens
08 – Família Astôlpho dos Santos
09 – Família Rabello
10 – Família Silva
11 – Família Pereira

Esta é uma pequena colaboração de Iolanda Rebuças dos Santos, nascida em Jequié em 1947, atualmente radicada em Salvador – Bahia.

OBS.: ESTE TEXTO FOI ENCAMINHADO POR E-MAIL PELA AMIGA, LEITORA E COLABORADORA IOLANDA REBOUÇAS DOS SANTOS (IÓ) SOBRE A CIDADE DE JEQUIÉ QUE AMANHÃ ESTARÁ COMPLETANDO MAIS UM ANO DE EMANCIPAÇÃO POLITICA. APROVEITO A OPORTUNIDADE PARA AGRADECER A GENTILEZA E COLABORAÇÃO DESTA AMIGA, A QUEM TENHO MUITA ESTIMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário