sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

MEU PAI, MEU HERÓI...

Hoje é quinze de janeiro um dia muito triste para mim que nesta data a justos dezenove anos perdi uma das pessoas mais importantes em minha vida, meu PAI, Ele era um amigo, irmão e companheiro, meu conselheiro, quem me dava broncas na hora certa e me ensinou a ser homem ou pelo menos é o que venho tentando ser , um pouco apenas do que ele foi para os meus filhos.
Meu PAI foi e vai continuar sendo meu herói, pois foi ele que me ensinou que as coisas boas da vida devemos aprender e as ruins tirar como exemplos, foi Ele que com sua sabedoria me disse um dia: “filho o homem tem que ser homem até embaixo d’água” e isto eu procurei aprender e até hoje respeito o ser humano como ele deve ser respeitado, com meu PAI aprendir que devemos ter independência nos nossos pensamentos e em nossas decisões, isto ele pode perceber graças a DEUS ainda em vida uma vez que ele era torcedor fanático do Flamengo ou qualquer equipe cuja vestimenta tivesse o vermelho e preto como cores predominantes, e por meu lado aprendir a gostar das equipes tricolores, na Bahia o time que leva o nome do Estado e no Rio de Janeiro o Fluminense, e também onde houvesse tricolor eu estava sempre simpatizando. Na política o que pouco gostávamos de falar ele sempre ficou com a ARENA (depois PFL e hoje DEM) e eu sempre no lado contrário só não simpatizava e até não simpatizo com quem gosta de puxa o saco dos senhores feudais.
Marceneiro de profissão, tinha o futebol como sua paixão depois de DEUS que para ele estava em primeiro lugar e sua família em primeiro, aprendeu ainda jovem ser diretor de equipes do futebol amador da cidade (nos bons e áureos tempos do Estádio Aníbal Brito) onde hoje está sediado o Ginásio de Esportes Aníbal Brito, foi de tudo um pouco no esporte amador de Jequié, de massagista a diretor da Liga Desportiva de Jequié, só não jogou bola, mas sempre esteve envolvido no meio, ainda na juventude resolveu também abraçar a carreira de arbitro de futebol, sendo um dos primeiros da cidade a se tornar filiado a Federação Baiana de Futebol.
Mais uma mostrando que com ele aprendir a ser independente nas decisões fui parar no meio da imprensa local me especializando justamente na área esportiva, me tornando repórter e fui um dos mais ferrenho críticos de meu PAI, mas, sempre o respeitando com homem e amigo, quando ele apitava ou bandeirava (ou não existe mais este termo uma vez que não existem bandeirinhas e sim assistentes) e não ia bem era certo que no dia seguinte eu fazia min hás criticas com imparcialidade e o criticava mesmo, mostrando que havia errado e que podia melhorar ou parar, pois para mim ele nunca deveria ter sido arbitro de futebol, pois não gostava de ver ninguém o xingando.
Recordo-me como se fosse hoje, em determinado jogo no Estádio Waldomiro Borges, um dos poucos domingos em que estava de folga e ainda pouco conhecido fui ao estádio ver uma partida em que ele ia trabalhar, em dois erros seguidos cometidos por ele, havia um degrau abaixo do que eu estava na arquibancada um grupo de torcedores que começaram a xingá-lo de filho da P... e eu quase saio do serio e brigo com os elementos pois percebir que eles não estavam ali para criticar o arbitro ou assistente e sim o homem e isto eu não ia deixar, só que amigos que me acompanhavam me alertaram para que saísse do local e evitasse uma briga, ali senti na pele o que se passa com um arbitro quando ele está trabalhando e erra.
Ao chagar em casa sem muita explicação pedi a Ele que deixasse o apito, e na maior calma do mundo ouvir como resposta que só sairia do meio quando DEUS lhe levasse, só que não me foi perguntado o porque daquele meu pedido e também nunca disse a Ele, certa vez tive que ver de perto a covardia de um grupo de irmãos que jogavam juntos em um determinado time de futebol amador e alguns deles (é bom deixar claro que o time era formado por membros de uma só família, eram irmãos e primos) inconformados com uma sua marcação partiram de forma covarde e traiçoeira pelas costas o agrediram, só que a ‘turma do deixa disto’ agiu de imediato e a coisa não ficou feia para o lado dele.
Sua paixão pelo esporte era maior e Ele não desistiu nem com esta situação adversa, um segundo caso aconteceu e desta feita um elemento o aproveitou contando os passos para a colocação da barreira e com os dois pés o agrediu também pelas costas só que desta feita ele sofreu uma fratura na mão direita, o caso foi parar na Polícia e como na maioria das vezes o caso deu em nada pois quem apanha, apanhado fica e o agressor levou mais uma vez a melhor.
Meu PAI foi exemplo de caráter e dignidade, sempre procurou andar de forma correta e dizia sempre que quando partisse não queria deixar dividas para trás e nem trabalho para a família e isto aconteceu, quando do seu passamento para o oriente eterno a família procurou os locais onde sabiam que ele comprava a prazo e como se estivesse adivinhando que ia partir havia pago a todos e isto com certeza herdei dele e esta é uma certeza que tenho comigo até hoje, nada melhor que andar direito para direto ter.
Com meu PAI em dia de FLA x FLU e BA x VI, com certeza tinha uma boa discussão por que os dois queria ganhar e sempre um lance polemico no jogo era motivo de desculpa para mais de uma semana ou até o clássico seguinte.
Quando o Flamengo foi campeão brasileiro em cima do Atlético Mineiro no Maracanã, naquele três a dois histórico com o último gol de Nunes, foi motivo até para que ele com seu bom humor me fazer comer ração e éramos sempre assim, na hora seria levávamos com seriedade, mas na hora das gozações o respeito de filho para pai era de imediato colocado no lugar.
São dezenove anos para mim é como se fosse apenas dezenove segundos, pois sinto a falta de meu PAI como se faltasse em mim uma parte do meu corpo, meu PAI era e será sempre o meu herói, o meu amigo. Tenho a certeza que um dia ainda nos encontraremos e daremos muitas risadas de tudo que deixamos de viver juntos este período em que ele nos deu um adeus e nos deixou.
MEU PAI VOCE E SERÁ PARA SEMPRE MEU MELHOR AMIGO, MEU HERÓI O MELHOR PAI DO MUNDO.


OBS: NA PRIMEIRA FOTO, O MEU PAI LADEADO PELO AMIGO E ASSISTENTE BENJAMIM VEIGA A QUEM ELE SEMPRE CONSIDEROU UM DOS MELHORES ASSISTENTES DA CIDADE NO LADO ESQUERDO. À DIRETO O MEU MANO AGNALDO BARBOSA, QUE NESTE DIA ENTROU COMO TAMPÃO UMA VEZ QUE O OUTROS ASSISTENTE ESCALADO NÃO APARECEU.
NA SEGUNDA FOTO ELE COM JOSÉ CORREIO, MAIS CONHECIDO COMO DEDÉ, OUTRO A QUEM ELE CONSIDERAVA UM GRANDE ASSISTENTE E AMIGO. A TODOS O MEU AGREDCIMENTO SINCERO, POR TEREM COMPARTILHADO COM MEU PAI BONS E MAUS MOMENTOS NA CARREIRA DE ÁRBITRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário