segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

QUATRO MORTOS E MAIS DE 30 FERIDOS...

FONTE: Silvana Blesa (TRIBUNA DA BAHIA).
O que seria um dia de lazer para um grupo de turistas que saiu de Salvador e seguia para uma praia na região de Cabuçu, na manhã de domingo (17), se tornou uma tragédia. Uma acidente interrompeu os planos dos 50 passageiros de um ônibus fretado. Uma carreta com problemas mecânicos parou no acostamento da BR-324 e o motorista do ônibus, que seguia em alta velocidade, se chocou com o veículo. Até o fehcamento desta edição, quatro pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas.
A colisão aconteceu na BR-324, do km 570, em São Sebastião do Passé, próximo ao viaduto da cidade de Santo Amaro da Purificação. Conforme agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus de placa ADC 5043, da empresa Coopbus, estava em alta velocidade e bateu no fundo da carreta, AVM 1030 do Paraná, que estava parada há três minutos, após ter apresentado problemas mecânicos.
O motorista da carreta, que não foi identificado, fugiu do local, ao perceber a gravidade do acidente, sem prestar socorro às vítimas. Uma passageira morreu na hora e outras três, a caminho dos hospitais de Salvador. Mais de 20 pessoas ficaram feridas e foram socorridas para unidades hospitalares da capital baiana, Lauro de Freitas e Santo Amaro.
Com o impacto, a carreta carregada de soja que estava parada na pista partiu-se ao meio e os dois veículos ficaram totalmente destruídos. A lateral do ônibus foi danificada, arrancando bancos e ferindo passageiros. Algumas das vítimas foram lançadas para fora do ônibus, devido ao impacto. Para ajudar no resgate das vítimas, que ficaram presas nas ferragens, foram acionadas 9 ambulâncias do Samu, Salvar, além do helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), que transportavam as vítimas mais graves para os hospitais. Viaturas das polícias Militar e Federal, também prestaram auxílio às vítimas.
SOCORRO - Pela gravidade do acidente, parentes das vítimas se deslocaram para o local e, por falta de ambulâncias, socorreram os membros da família em seus veículos particulares. Exemplo disso, o pedreiro identificado apenas como Valdeci.
Ele contou que recebeu a notícia através de um telefonema e imediatamente tomou um táxi emprestado e foi ajudar os parentes. “Quando cheguei ao local, tinha muitas pessoas no chão e as ambulâncias prestavam socorro para aqueles que estavam mais graves. Então, coloquei a minha esposa, Vera Lúcia Souza Santos, 52 anos, e mais seis pessoas da minha família dentro do carro e levei para o Hospital Roberto Santos”, contou o pedreiro.
IDOSA MORTA NA FRENTE DAS FILHAS.
Para participar do passeio, cada passageiro pagou R$ 25. O grupo saiu por volta das 6 horas de São Gonçalo do Retiro, em Salvador, com destino à praia de Pedra Alta, região de Cabuçu, para um passeio turístico. Conforme os policiais, uma senhora de 72 anos, identificada apenas como Nice, que estava sentada logo na primeira cadeira, teve a cabeça decepada. As duas filhas da vítima presenciaram a retirada do corpo das ferragens e entraram em desespero.
Conforme a PRF, 15 feridos em estado mais grave foram encaminhados para o Hospital Geral do Estado (HGE), oito para o Roberto Santos e alguns para o Menandro de Farias, Hospital de Santo Amaro e Madre de Deus. Conforme o médico do Samu, Hélio Santos, mais de 10 pessoas, incluindo crianças, ficaram gravemente feridas.
Desesperados, assim que souberam do acidente, familiares se deslocaram para o Hospital Geral do Estado, em busca de informações sobre os parentes feridos. Cláudio Filgueira Costa correu para o hospital, assim que soube que seu irmão, Josevaldo, 26 anos, a esposa, a filha e a sogra estavam feridos. Segundo ele, seu irmão teve traumatismo craniano, fratura exposta no peito, além de ter tido parte do pé decepado. Josevaldo permanecia internado em estado grave. A filha dele também permaneceu internada, com fraturas na cabeça. Já a esposa e a sogra foram liberadas. Cláudio ainda contou que o passeio havia sido programado há dois meses.
ALTA VELOCIDADE.
A polícia investiga se o ônibus fazia transporte irregular, ou não estava autorizado a realizar o tipo de serviço. Passageiros relataram que o coletivo estava em alta velocidade e o velocímetro marcava, depois de parado, 60km/h. Mas os agentes da PRF acreditam que pela destruição dos veículos, o ônibus estivesse acima de 100km/h e o velocímetro estaria quebrado. O organizador da excursão, Carlos Bispo da Cruz, ainda não se pronunciou.
Testemunhas afirmam que não havia sinalização adequada e que foram utilizados apenas galhos de árvore para informar o problema no caminhão. Outra informação é que na pista não existia acostamento na largura adequada, que possibilitasse que a carreta houvesse parado com segurança. Conforme a polícia, a vegetação estava alta, o que teria prejudicado a visibilidade do motorista do ônibus. O trânsito ficou congestionado por várias horas.
DEZENAS DE VÍTIMAS.
No Hospital Geral do Estado (HGE) se encontram as vítimas com estado mais grave: Claudomiro Silva Castro, 46 anos, Gilvanice Castro, 9 anos, Iasmin dos Santos, 8 anos, Caroline Costa, 16 anos, Mateus Dias Silva Silva Paixão, 8 anos, Valter Rodrigo Oliveira, 10 anos, Iago Evangelista dos Santos, 16 anos, Márcio José Neto, 38 anos, Nilma Maria Conceição dos Santos, 23 anos, Ziraldino dos Santos de Jesus, 49 anos, Maria Magna dos Santos, 38 anos, Manoel Severino dos Santos, 56 anos, Valdete dos Santos, 36 anos, Edvaldo Moreira Santos, Cláudio Bonfim Silva, 39 anos e outras cinco pessoas. Já no Hospital Roberto Santos, permaneciam internados, na noite de ontem, Vera Lúcia Souza Santos, 52 anos, Beatriz Souza Santos, 3 anos, Leandro Souza Santos, 17 anos, Duciene Souza Santos, 14 anos, Lucinéia Souza Santos, 30 anos, Jamile Souza Santos, 13 anos, Rebeca Souza Santos, 1 ano, e Sueli Cruz Astro, 35 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário