sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

VACINA DA MENINGITE SERÁ DISTRIBUÍDA EM 120 POSTOS DE SAÚDE MUNICIPAIS...

FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

Cerca de 210 mil crianças até 5 anos de Salvador serão vacinadas em 120 unidades municipais de saúde a partir do próximo dia 30. No entanto, a lista com as unidades de saúde aptas a vacinar ainda não foi fechada, assim como a quantidade de doses por postos. “Aqueles com maior demanda, como o 5º Centro, próximo à Estação da Lapa, devem receber mais doses. Estamos quantificando como será feita a divisão”, explicou a coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica, Cristiane Cardoso, que na quinta-feira (14)participou de uma reunião com a vigilância estadual e representantes dos 12 distritos sanitários de Salvador.
As vacinas serão divididas em três remessas e 200 mil estão previstas no contrato para chegar nesta sexta-feira (15), segundo a coordenadora estadual do Programa de Imunização da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Fátima Guirra. As doses ficarão na central de armazenamento da Sesab, em Mussurunga. “Cabe aos municípios a decisão de quantas salas de vacina serão disponibilizadas. Nesta quinta-feira (14), foi solicitado um levantamento dos representantes dos distritos sanitários com os postos de saúde com perfil - ou seja, com equipe suficiente e com trabalho direcionado à criança. Até o dia 22, a lista deve estar pronta”, disse Fátima.
O governo do estado comprou 1,5 milhão de doses e pretende imunizar 1,3 milhão de crianças. Na reunião, Fátima apresentou ainda o cronograma de vacinas para este ano: influenza sazonal (para idosos), 24 de abril a 7 de maio, poliomielite (1ª etapa em 12 de junho e a 2ª etapa em 14 de agosto), além da pneumocócica, prevista para abril (para crianças entre 2 e 23 meses). A vacina contra Gripe A (H1N1), para gestantes e profissionais de saúde, estará disponível a partir de fevereiro ou março.

*** Notícia publicada na edição impressa do dia 15/01/2010 do CORREIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário