quinta-feira, 4 de março de 2010

NO LIXO, O PÃO NOSSO DE CADA DIA...

FONTE: Cristiane Flores (TRIBUNA DA BAHIA).
“Tô com fome!” Esta é frase muito ouvida nas ruas de várias partes do Brasil, mas grande parte das pessoas deixa de ajudar porque a palavra “fome” já não tem mais o mesmo apelo de décadas passadas. Fome é o nome que se dá à sensação fisiológica quando o corpo percebe que necessita de alimento para manter suas atividades vitais. Entretanto, a condição que milhares de pessoas se submetem para saciar esta necessidade é degradante e subumana.
Hoje e amanhã está acontecendo em São Paulo um Fórum que pretende combater a situação dos famintos na América Latina e Caribe por meio do fortalecimento da legislação dedicada ao tema, a Frente Parlamentar Contra a Fome.
Aqui em Salvador, basta ter disposição e fazer um “City Tour” pelas periferias, centros e até bairros abastados, que é possível ver alguém tirando do lixo o alimento diário. Como é o caso de Dona Josefa da Silva, 73 anos, que costuma a fazer sua “feira” nos tonéis de lixo do centro da cidade. Ela nem sequer imagina que existe um fórum onde sua realidade é tema de uma discussão de mesa. O que ela sabe, é que se não fosse o lixo da Rua da Independência ou do Largo 2 de Julho, certamente naõ teria como sobreviver.
“Quando não venho aqui, vou no 2 de julho, não moro aqui não (ela não quis informar onde reside), só venho aqui porque sempre encontro coisas que podem se aproveitar”, disse encarando com naturalidade a sua condição.
Com relação a ajuda, ela se mostrou cética e disse “não recebo não, mas também nem sei a quem procurar”. Sobre a possibilidade de se aposentar, dona Josefa afirmou não ter e não saber que meios recorrer.
Em 1974, durante a Conferência Mundial sobre Alimentação, as Nações Unidas estabeleceram que “todo homem, mulher, criança, tem o direito inalienável de ser livre da fome e da desnutrição...”. Portanto, a comunidade internacional deveria ter como maior objetivo a segurança alimentar, isto é, “o acesso, sempre, por parte de todos, a alimento suficiente para uma vida sadia e ativa”.
De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, em razão da última crise mundial, o problema se agravou consideravelmente. Prova disso é o número de pessoas que passam fome na América Latina e no Caribe, que havia involuído para 47 milhões e voltou para os atuais 51 milhões.
MENTIRAS SOBRE A FOME (FONTE: REVISTA MUNDO E MISSÃO).
1 - A fome é causada porque o mundo não pode produzir alimentos suficientes. Não é verdade! A terra tem recursos suficientes para alimentar a humanidade inteira.
2 - A fome é devida ao fato de que somos “demais”. Também não é verdade! Há países muito populosos, como a China, onde todos os habitantes têm, todo dia, pelo menos uma quantidade mínima de alimentos e países muito pouco habitados, como a Bolívia, onde os pobres de verdade padecem de fome!
3 - No mundo há poucas terras cultiváveis! Também não é verdade. Por enquanto, há terras suficientes que, infelizmente, são cultivadas, muitas vezes, para fornecer alimentos aos países ricos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário