sexta-feira, 26 de março de 2010

SEM MEDO DO SOL...

FONTE: Revista Zero/ed.10, Ana Luiza Ribeiro (itodas.uol.com.br).
“Brinco com meus pacientes que aquele que fica trancado em quarto escuro não desenvolve melasma.” A solução do dermatologista Ademir Júnior (SP), por mais drástica que seja, é bem verdadeira: o principal vilão das manchas que aparecem no corpo é o sol – também querido da maioria das mulheres, principalmente no verão. Por isso, é comum, nesta época do ano, as pessoas estarem suscetíveis a esse tipo de doença – que, se todo mundo dedicasse alguns minutinhos do seu tempo para cuidar de si, seria facilmente evitada.
O melasma é um aumento da pigmentação da pele que acontece em pessoas que já têm predisposição a tê-lo. Também pode ser causado devido a outros fatores, como alterações hormonais (problemas, uso de pílula anticoncepcional ou gravidez), certos medicamentos e alguns problemas de saúde. Mas são os raios UV os mediadores dos muitos tons que surgem na pele. “Uma paciente de pele clarinha que esteja em tratamento, quando se expõe ao sol sem proteção, mesmo por poucos minutos, vê seu tratamento ir todo por água abaixo em virtude da repigmentação”, explica Ademir. Por isso, é bom ficar atento quanto aos procedimentos que devem ser tomados antes de sair por aí de regatas ou de colocar o biquíni e deitar na areia.
COMO PREVENIR.
Filtro de proteção solar, e sua reaplicação sempre que entrar na água ou a cada duas horas são as principais recomendações do dermatologista. Vale lembrar de que diferentes tons de pele pedem diferentes FPS: as mais branquinhas precisam de proteção mais elevada do que as morenas.
Ele também aconselha a usar clareadores com frequência, bonés e chapéus, e hidratar bem o corpo após a praia ou piscina. “Se puder evitar sol, sempre utilizando proteção nas áreas onde as manchas aparecem ou estiveram, será melhor”, lembra. E vale a recomendação de sua mãe, que já disse várias vezes para não tomar sol entre 10h e 16h – os piores horários possíveis.
Produtos antioxidantes em creme pela noite são boas pedidas: “Principalmente os que têm vitaminas C e E e o ácido alfalipoico”. Aliás, os alimentos ricos em antioxidantes também estão aí para isso: “Frutas, legumes, verduras — sempre de cores variadas. Valorizamos o consumo daqueles que têm alto índice de vitamina C e os ricos em licopeno – antioxidante presente em elevadas concentrações no tomate”. E não é preciso nem lembrar do bronzeamento artificial: ele manda radiação UV direta e é tão ruim quanto a exposição solar.
JÁ TENHO MALASMA.
Se as manchinhas inconvenientes já apareceram, não se preocupe. Existem vários tipos de tratamento para serem feitos em clínicas de estética, ou mesmo em casa, que amenizam, podendo até eliminar de vez a dupla coloração da pele. “Peelings, lasers e máscaras clareadoras. Todos esses tratamentos visam a eliminar o pigmento em excesso e a colaborar com a manutenção da pele clara por meio do controle da produção de pigmento (a melanina)”.
Ademir ainda insiste no filtro solar: “Disciplinamos o paciente a usar FPS diariamente”. Portanto, lembre-se sempre de que ele é tão importante quanto escovar os dentes. O tempo para as manchas serem eliminadas varia de caso para caso, podendo chegar a sumir em até poucos dias. Agora, se você acha que seu caso não é muito grave, e prefere cuidar em casa mesmo, existem no mercado cremes despigmentantes muito eficientes: “Indico aqueles chamados de produtos éticos, ou com tarja vermelha, vendidos na farmácia. A grande maioria apresenta ácidos e outros despigmentantes na composição”. Agora as suas manchinhas no corpo finalmente vão desaparecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário