terça-feira, 20 de julho de 2010

LIGAÇÕES PERIGOSAS...

FONTE: Ivan de Carvalho, TRIBUNA DA BAHIA.

As coisas mudaram de figura.Na última sexta-feira, o candidato a vice-presidente da República na chapa do tucano José Serra, o deputado democrata fluminense Índio da Costa, usou o portal Mobiliza PSDB para disparar artilharia pesada contra o PT: “Todo mundo sabe que o PT é ligado às Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), ligado ao narcotráfico, ligado ao que há de pior. Não tenho dúvida nenhuma disso”.
Foi um horror. O PT ficou todo indignado, quase teve um troço. Na própria coligação oposicionista liderada por José Serra, houve preocupação com o ataque radical de Índio da Costa. Este sentiu as reações e, sem pedir desculpas, tratou de explicar, ontem, no Twitter: “PT não faz narcotráfico. As Farc, sim”. E em seguida cita o jornalista Clóvis Rossi na Folha de S.Paulo: “quem respeita um projeto narcoterrorista não merece respeito”.
Ora, o projeto narcoterrorista a que se refere Rossi é o das Farc. Um movimento “revolucionário” que dá proteção aos plantadores de coca e traficantes de cocaína na Colômbia, em troca de dinheiro e armas.
Após a repercussão de sua declaração de que o PT tem ligação com o tráfico e com os guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), o vice na chapa do tucano José Serra à Presidência, Indio da Costa (DEM-RJ), voltou a comentar o assunto hoje no Twitter.
O PT preparava-se ontem à tarde para dar entrada em representação criminal contra Índio da Costa e pensava ainda em uma ação cível por danos morais. Mas as coisas evoluíram, ganhando dimensão maior. Ontem, em Belo Horizonte, o candidato a presidente pela coligação PSDB-DEM-PTB-PPS, o ex-governador Paulista José Serra, atacou: “A ligação do PT é com as Forças Armadas Revolucionárias Colombianas. Mas isso todo mundo sabe, tem muitas reportagens, tem muita coisa. Apenas isso. Agora, as Farc são uma força ligada ao narcotráfico, isso não significa que o PT faça o narcotráfico”.
Claro, claro. Serra foi exatamente na linha do que observara Clóvis Rossi e na linha da nova versão do que diz a respeito o vice de sua chapa. Trocando em miúdos: os dois candidatos (com o que concorda evidentemente o jornalista) afirmam que o PT tem ligação com a narcoguerrilha das Farc, e que isto não significa que o PT faça o narcotráfico. Mas respeita e politicamente apoia uma guerrilha que protege, incentiva, negocia e usa o narcotráfico.
É o que dizem Serra e seu vice. E é claro que não dizem em relação a todos os petistas, há pessoas no PT que não têm a menor ligação ou simpatia pelas Farc, assim como existiriam no partido setores ligados a essa narcoguerrilha, que também recebe estímulos do ditador-presidente da Venezuela, Hugo Chávez.
Trata-se de um ataque muito sério, sob os aspectos ético e político. Processar Indio da Costa não é suficiente. O PT agora tem que processar Serra também, pois em essência os dois estão dizendo a mesmíssima coisa. E tem com o eleitorado a obrigação de demonstrar que a vinculação petista às Farc é uma invenção dos dois, que buscaram em reportagens e na ideia ou constatação de que “todo mundo sabe”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário