sábado, 19 de maio de 2012

DEZ ANOS DE LUTA CONTRA AS HEPATITES VIRAIS...




FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Há 10 anos, precisamente no dia 19 de maio, de 2002 estava sendo inaugurada em Salvador a ONG Grupo Vontade de Viver de Apoio aos Portadores de Hepatites Virais, mais conhecida como Grupo Vontade de Viver. A missão da Ong é “Contribuir para a redução das hepatites virais, no Estado da Bahia, mediante ações de prevenção, de estímulo à detecção, e acompanhamento dos infectados”.

A criação da Ong teve o incentivo do médico hepatologista Raymundo Paraná, que continua incentivando e colaborando com as atividades do grupo, mediante consultoria técnica. Mesmo sem a disponibilidade de uma sede o Grupo iniciou os trabalhos de apoio aos portadores e de prevenção junto à Sociedade Baiana, tendo seu mérito reconhecido por diversas Instituições Públicas relacionadas à saúde e pelos profissionais da área de saúde que lhes deram apoio abrindo suas portas e prestando serviços em prol da luta dos portadores da Hepatite C.

Assim, após 3 anos de luta, a ONG conseguiu instalar a sua sede funcional no Centro de Saúde Carlos Gomes, sala 110, Centro, através de um têrmo de cessão da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, além de deter os títulos de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal.

O Grupo Vontade de Viver presta serviços gratuitamente a população em geral e em particular aos portadores das Hepatites Virais na Sede da ONG, no Ambulatório Magalhães Neto, via e-mail e também durante as campanhas que promove ou participa, com destaque especial à Semana Baiana de Divulgação das Hepatites Virais, realizada em torno do dia 28 de Julho, dia internacional de luta contra as Hepatites Virais, que neste ano de 2012 terá a sua décima edição.

Os portadores podem contar com os serviços de plantões diários na sede da ONG e plantão semanal (quarta-feira) no Ambulatório Magalhães Neto aonde são realizadas as seguintes atividades: divulgação de laboratórios da rede pública para realização dos testes das hepatites B e C, encaminhamento para médicos hepatologistas (gratuitos), orientação e encaminhamento para a vacinação das hepatites A e B, esclarecimento de dúvidas sobre hepatites virais, “ombro amigo” principalmente para quem está em tratamento da hepatite C e orientação para realização de exames relacionados às hepatites virais.

Para maiores informações da ONG visite o site www.vontadedeviver.org.br ; telefax: (71) 3321-7646; e-mail: contato@vontadedeviver.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário