domingo, 20 de maio de 2012

PESQUISA APONTA QUE LAZER É MOTIVAÇÃO PARA MAIS DE 40% DOS TURISTAS NA BAHIA...


FONTE: CORREIO DA BAHIA.

 
Pesquisa divulgada pela Secretaria de Turismo mostra o perfil do turista que vem à Bahia. O estado é o segundo do país em participação no PIB turístico, perdendo apenas para São Paulo. No Nordeste, é o destino preferido dos estrangeiros.

Barraca? Que barraca? Apesar de conhecer a Bahia há muito tempo, a engenheira cearense Ana Virgínia Martins nem reparou que, de um tempo para cá, a orla de Salvador está diferente. Como 58,8% dos turistas brasileiros que visitaram a Bahia em 2011, Ana Virgínia e a família vieram mesmo em busca de praia e sol. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), 43,5% dos turistas brasileiros e 64,8% dos internacionais que visitam a Bahia vêm em busca apenas de lazer.

Desses, a maioria cita a combinação sol e praia. Até mesmo Ana Virgínia, que escolheu uma época chuvosa para sua viagem de fim de semana. “Chuvinha de nada, não atrapalhou não”, garantiu a turista, que personifica outro dado da pesquisa, encomendada à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

“Cerca de 80% das viagens no mundo acontecem na mesma região. Quem mais viaja pela Europa são os europeus e quem mais viaja pelo Nordeste são os próprios nordestinos”, conta o professor Wilson Rabahy, responsável pelo levantamento.

No ano passado, a Fipe ouviu 17.205 turistas em 44 municípios baianos. E os resultados mostraram que, com barraca ou sem barraca, Salvador ainda é, disparado, o destino preferido dos visitantes que vêm à Bahia: 33,9% deles vêm à capital. Porto Seguro (8,9%) e Arraial D´Ajuda (4,8%) vêm em seguida.

“Claro que a orla de Salvador é um problema, mas, felizmente, a pesquisa mostrou que ela não comprometeu o turismo definitivamente. Ainda é tempo de consertar”, disse o secretário de Turismo, Domingos Leonelli. Ele diz que a responsabilidade maior é da prefeitura de Salvador. “Mas o governo do estado já fez uma revitalização ali no trecho que vai do Largo das Baianas ao antigo Clube Português”, lembra.

Problemas não faltam no estado, e o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens, Pedro Galvão, é capaz de enumerar um monte: “A mobilidade urbana nos traz problemas muito sérios, tem também a segurança pública, o Elevador Lacerda que vive quebrado, o Forte São Marcelo desativado...”. Mesmo assim, o fluxo de turistas na Bahia saltou de 9 milhões em 2009 para 11 milhões em 2011, um crescimento de 19%.

E o dinheiro que os turistas deixam aqui representa 13,2% do PIB do turismo do país. O percentual só é menor que o de São Paulo, que tem 20,3%. Quando o assunto é o turismo internacional, a Bahia tem uma participação maior que a soma de todos os outros estados do Nordeste: 11,6%.

ARGENTINA.

A despeito de todas as piadas e suposta hostilidade envolvendo brasileiros e argentinos, são justamente nossos vizinhos os que mais viajam para a Bahia. Segundo a pesquisa, 18,9%, ou 105.462 dos turistas que visitaram a Bahia em 2011, são da Argentina. Em seguida vem Espanha, com 12,9%, e Itália, com 9,8%.

Nada perto do número de baianos que viajam pelo próprio estado. Em 2011, foram 5,3 milhões, número semelhante ao de turistas que chegam de outros estados brasileiros. “Vamos incentivar mais o turismo interno. Porque para o cidadão que trabalha no táxi, ou no hotel, não tem diferença se o dinheiro vem de Paris ou de Feira de Santana. Movimenta a economia do mesmo jeito”, defendeu Leonelli.

Em algumas localidades, porém, o número de turistas de outros estados é maior. Os paulistas, por exemplo, curtem viajar para Porto Seguro (onde 25% dos turistas são de São Paulo), Praia do Forte (34%), Arraial D´Ajuda (33%) e Costa do Sauípe (39,4%).

Já em Paulo Afonso quem domina são os pernambucanos, que representam 30% do fluxo de turistas da região.

Muitos são os lugares de origem dos visitantes da Bahia, mas, de maneira geral, o destino preferido é um só: a Baía de Todos os Santos (Salvador e ilhas), visitada por 36,9% dos viajantes. Já a zona conhecida como Costa do Descobrimento (região que abrange Porto Seguro, Arraial D´Ajuda e Trancoso), é responsável por 14,1% do fluxo.

Em seguida vem a Costa dos Coqueiros (Litoral Norte), para onde se dirigem 10,1% das pessoas que visitam a Bahia. A participação de todos esses destinos cresceu de 2009 para 2011. O Oeste, por sua vez, apresentou queda: 7% em 2009 para 4,3% em 2011. O principal portão de entrada dos turistas internacionais é São Paulo. Já dos domésticos, Salvador.
                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário