segunda-feira, 10 de junho de 2013

VACINAÇÃO CONTRA PÓLIO VAI ATÉ O DIA 21...

FONTE: Naira Sodré, TRIBUNA DA BAHIA.

 

A campanha Dia D de Vacinação contra a Poliomielite levou muitas crianças aos postos de saúde neste fim de semana. “Proteger a criança contra as doenças é muito importante, por isso faço questão de manter a carteira de vacinação de minha filha em dia,disse a professora Maria das Graças Gomes. “A poliomielite é muito grave, por isso, não podemos vacilar”,afirmou. A campanha prosseguirá até o dia 21 de junho.
De acordo com a chefe de Imunização do Município, Daiane de Souza, o objetivo em Salvador é imunizar 148.847 crianças. “A vacina deve ser tomada por todas as crianças menores de cinco anos, exceto por aquelas que apresentem algum sintoma como febre maior que 38 graus ou que esteja com imunodepressão, seja pelo uso de medicações ou por questões clínicas”, esclarece.
A representante da Secretaria de Saúde do Município lembrou que para a vacinação, os pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacina da criança a um dos 413 postos instalados na capital, das 8h às 17h.
É importante ressaltar que as crianças com impossibilidade de se vacinar hoje, podem realizar a imunização contra a poliomielite ao longo do ano nos postos de saúde.
De acordo com o secretário Jorge Solla, funcionarão, em todo o estado, 3.600 serviços de saúde com a finalidade de imunizar 974.776 crianças de seis meses a 4 anos 11 meses e 29 dias.
A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode ocorrer em adultos.

Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte. Em geral, a paralisia se manifesta nos membros inferiores de forma assimétrica, ou seja, ocorre apenas em um dos membros. As principais características são a perda da força muscular e dos reflexos, com manutenção da sensibilidade no membro atingido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário