quarta-feira, 11 de setembro de 2013

CÃIBRAS: CAUSAS E TRATAMENTO...


    

Em dias em que o treino na academia foi mais puxado, que o uso de salto foi abusivo ou até mesmo simplesmente dormindo: todo mundo já teve o desconforto de sentir a dor de uma cãibra. O problema não é exclusivo só de atletas e algumas medidas podem evitar a dor ou, pelo menos, fazer com ela passe mais rápido.

Causas da cãibra.

A dor da cãibra é causada pela contração muscular súbita, involuntária e prolongada. É mais comum em membro inferiores, como panturrilha e coxa ou na barriga. Engana-se quem acha que a dor é exclusiva dos atletas ou das pessoas que praticam exercícios físicos. Esforços repetitivos no escritório, como digitar, olhar para o computador ou ficar de cabeça reclinada podem provocar cãibras no pescoço, braços e até nas mãos.

As causas da cãibra podem ser fisiológicas, causadas por esforço físico; patológicas, causada por problemas musculares ou nos nervos; ou sintomáticas, resultante de alguma doença ou de uso de alguns medicamentos.

Sobrecarrego de algum grupo muscular causa dor na perna ou cãibra, assim como a desidratação, que prejudica as contrações e o relaxamento das fibras musculares; as baixas temperaturas, que deixam os músculos mais contraídos e tensos; a carência de sais minerais como potássio, magnésio e cálcio; e substâncias diuréticas, como remédios para pressão.

Tratamento.

   

Para evitar cãibras, no caso dos atletas, é preciso treinar adequadamente priorizando o aquecimento e o alongamento e manter uma alimentação que reponha água e sais minerais perdidos durante os exercícios – bebida isotônica é uma opção. Já as medidas básicas são: alimentação equilibrada, alongamento e hidratação.

Para aliviar a dor da cãibra é indicado esticar o músculo contraído rapidamente, massagear o local e colocar bolsas de água quente, já que o calor favorece o relaxamento dos músculos.

Consideram a banana como um remédio para cãibras, porém, embora seja rica em potássio, é também em carboidratos, portanto, sua eficácia não é comprovada cientificamente.

Que tal aproveitar que o verão está chegando para praticar exercícos e reduzir as cãibras?

Nenhum comentário:

Postar um comentário