terça-feira, 10 de setembro de 2013

DICAS PARA REDUZIR A INFLAMAÇÃO


   

Com as dicas para reduzir a inflamação poderá lidar melhor com este problema, que pode alcançar estágios realmente graves. Antes porém, há que detalhar um pouco mais sobre as causas e agravantes deste problema que pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Quando a inflamação ataca o organismo, é necessário entender que pode estar muito além dos músculos, ou tecidos conectivos. Independente de sua natureza, pode ser uma resposta do corpo ao excesso de peso, pode ocorrer pelo envelhecimento, artrite, ou problemas cardiovasculares, entre muitos outros. E quando crônica, alguns profissionais de saúde a denominam como “assassino secreto”. Se a dor persistente torna a vida impossível, há soluções naturais que podem ajudar a reverter este quadro.

Combatendo o inimigo.

Um detalhe importante, e pouco considerado, é que se a contagem de ácidos graxos Ômega-6 estiver acima do nível dos Ômega-3, seu organismo está pronto para desenvolver uma inflamação, ou para piorá-la. Para garantir o equilíbrio entre estes ácidos, há que manter a ingestão de uma fonte natural de Ômega-3 todos os dias. Boas fontes são peixes, como salmão e a sardinha, e frutos secos, como nozes, amêndoas e castanhas em geral.

   

Manter o olho na balança não deve ser somente por uma questão estética. Estar com o peso acima do normal é um dos maiores inimigos que se pode ter quando o tema é inflamação. Os quilos a mais não só deixam o corpo pesado, mas também débil para lutar contra o processo inflamatório.

Estar em um trabalho que te esgota, ou consome sua paz; cultivar um relacionamento que na verdade não passa de uma fonte de problemas e de desgaste; ou estar vivendo na desorganização, sempre com a iminência do tudo por fazer “na última hora” é viver em estresse. Uma excelente maneira de conseguir que seu organismo dê as boas-vindas para as inflamações. Se o hormônio do estresse, o cortisol, não é bom para a mente, para o corpo pode ser terrível. Além de causar, ou agravar as inflamações, também pode provocar hipertensão, e aumento da frequência cardíaca.

Não dormir o suficiente também é nocivo. É o sono de pelo menos 7 horas que promove a regeneração das células. Logo, se não quer que inflação no mercado da inflamação, durma bem.

   

É vital manter uma dieta anti-inflamatória. O corpo precisa de minerais, vitaminas e antioxidantes. As frutas e vegetais frescos são as melhores maneiras para obtê-los de maneira saudável. Conforme já citado em outros artigos, deve-se comer no mínimo 5, de cores diferentes, todos os dias, sempre aliados aos 2 litros de água diários.

Por outro lado, as gorduras ruins e o açúcar são alimentos perfeitos para expandir a inflamação. Quando o corpo é obrigado a manter uma luta constante contra as toxinas, fica desgastado, e não consegue processar os nutrientes como deve ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário