segunda-feira, 3 de março de 2014

TRABALHO PROTEGE MULHERES MENOPAUSADAS CONTRA À DEPRESSÃO...

FONTE: ***  Dr. Tufi Dippe Jr (portaldocoracao.uol.com.br).

A depressão é um transtorno do humor que afeta cerca de 20% das mulheres em algum momento de suas vidas. Um estudo brasileiro teve como objetivo principal determinar a ocorrência de depressão em mulheres após a menopausa, bem como, os prováveis fatores responsáveis por sua ocorrência. Uma das conclusões principais do estudo foi que a atividade remunerada é um fator de proteção contra depressão em mulheres menopausadas.

Um total de 93 mulheres menopausadas foram avaliadas pelo estudo. Mulheres em uso de terapia de reposição hormonal, ansiolíticos e antidepressivos foram excluídas do estudo. Foram aplicados questionários com o objetivo de diagnosticar os sintomas de climatério, além de avaliar o grau de depressão das participantes (inventário de Beck).

Após uma adequada análise estatística dos dados do estudo, os autores concluíram que a média de prevalência de depressão entre as pacientes avaliadas foi de 36,8%. Observou-se ainda uma relação significativa entre a presença de sintomas climatéricos de intensidade moderada e o aparecimento dessas alterações do humor. A depressão foi mais frequente em mulheres portadoras de ansiedade e insônia, sendo a atividade remunerada considerada um fator de proteção contra à depressão.

*** Fonte: Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.

Dr. Tufi Dippe Jr

O Portal do Coração foi idealizado e é mantido pelo Dr. Tufi Dippe Jr. Clique aqui para conhecer este profissional.


IMPORTANTE: O nosso website aloja anúncios Google e links. Não controlamos o conteúdo de tais anúncios e o nosso conteúdo editorial é livre de qualquer influência comercial.

O nosso website aloja banners publicitários e links. Toda a publicidade é distinguida pela palavra "Publicidade/Anúncios Google". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário