segunda-feira, 16 de maio de 2016

APARELHO ORTODÔNTICO APÓS OS 30 ANOS – QUAIS OS CUIDADOS?...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.


Dra. Érika Vassolér, dentista e consultora de higiene bucal da Condor, esclarece as dúvidas sobre iniciar o tratamento na fase adulta.

Se antes o uso do aparelho ortodôntico era comum entre crianças e adolescentes, hoje é possível verificar o aumento de pacientes que iniciam o tratamento odontológico na vida adulta.

"Cerca de 50% dos meus pacientes que iniciaram o tratamento possuem mais de 30 anos. A idade não é um fator limitante, pois os dentes podem se movimentar em qualquer idade.", afirma a dentista e consultora de higiene bucal da Condor, Dra. Érika Vássoler.

Apesar do inicio do tratamento não ter restrição de idade, a abordagem do tratamento deve ser diferenciada de acordo com a faixa etária, pois existem fatores biológicos que podem influenciar no tipo de tratamento.

Segundo a dentista, pacientes adultos não apresentam crescimento ósseo e as respostas do organismo não se comparam às de um paciente mais jovem, por isso, o recomendável é que pacientes acima dos 30 anos tenham tratamentos simplificados tratando apenas o que o profissional diagnosticar necessário.

"O tratamento ortodôntico do paciente adulto deve ser considerado mais conservador em relação ao do adolescente, pois é menos abrangente e mais localizado."

Ao contrário do que se pensa, nem sempre o tratamento é mais demorado na fase adulta. O período varia de 18 a 36 meses e tudo depende de cada caso.

"Não há um tempo específico para todos os pacientes, mas independente disto, um sorriso bonito e saudável é tão importante aos 60 anos como aos 16, é importante cuidar da saúde bucal.", enfatiza Vassolér.

Para ter sucesso no tratamento é preciso que a ida ao consultório seja frequente para fazer as manutenções, além disso, é necessário que o paciente siga as orientações da dentista.

Dicas da especialista:

-- Evite morder os alimentos. Corte-os e leve-os à boca (ex. maça, pão, cenoura);
-- Não coma alimentos duros e pegajosos (balas, caramelos, pipoca, chicletes e alimentos duros);
-- Não leve objetos à boca, como lápis e caneta;
-- Não roa as unhas,
-- Cuidado ao escovar os dentes para não derrubar os bráquetes;
-- Cuidado nas práticas esportivas, para não machucar as bochechas e danificar o aparelho;
-- Em caso de incômodos, não mexa no aparelho; procure o ortodontista;
-- Mantenha sempre os aparelhos móveis em suas caixinhas. Nunca os deixe soltos dentro de bolsas, nos bolsos, ou enrolados em guardanapos;

-- Faça as manutenções regularmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário