sábado, 28 de maio de 2016

DEMANDA DE SANGUE SOBE NO PERÍODO JUNINO...

FONTE: *** Yuri Abreu, TRIBUNA DA BAHIA.

Demanda de bolsas de sangue teve um aumento de 22% comparando os meses de junho dos anos de 2014 e 2015.
O São João é uma das festas mais tradicionais da região Nordeste do país. Nessa época, é muito comum as pessoas se deslocarem para curtirem a data principalmente pelo interior do estado e aproveitar as comidas e bebidas típicas, além de desfrutar das músicas e soltar fogos de artifício. Contudo, também é corriqueira, durante o mês de junho, a incidência de acidentes, seja com os fogos ou até mesmo de veículos nas estradas, fazendo que os bancos de sangue existentes sejam acionados para dar conta da demanda a depender da gravidade.
Para se ter uma idéia, de acordo com a Fundação Hemoba, a demanda de bolsas de sangue teve um aumento de 22% comparando os meses de junho dos anos de 2014 e 2015. “Nós coletamos 372 bolsas no ano passado, mas fizemos, no mesmo período, 450 transfusões. Tivemos que pedir junto ao Hemoba mais bolsas para cobrir esse déficit”, disse a coordenadora da Unidade de Coleta de Transfusão (UCT) das Obras Sociais Irmã Dulce, Marília Sentges.
O problema, é que normalmente os estoques não estão em nível suficiente para dar conta da demanda, o que pode ser a diferença entre a vida e a morte de um paciente. Até a manhã de ontem, por exemplo, a UCT tinha apenas 45 bolsas disponíveis, a maioria (20), do tipo O positivo. “Muitos acham que isso é suficiente, mas é como se fosse uma gota no oceano. Para que possamos atender de forma satisfatória, deveríamos ter, pelo menos, 650 bolsas por mês”, falou Marília.
Situação semelhante vive o banco de sangue do Hemoba, onde o estoque mantém-se em alerta, segundo a assessoria de comunicação. Por lá, as bolsas mais solicitadas são as do tipo O positivo, que ocorre na maior parte da população, mas se encontram em estado crítico, conforme aponta o site da instituição. Já as bolsas dos tipos A positivo, B positivo e AB positivo são as únicas que estão sem situação estável.
“As do tipo O negativo, que poderiam ser o salvador da pátria, também estão em falta”, reiterou Marília, salientado a grande necessidade devido aos mais de mil leitos que existem no complexo das Obras Sociais, além das 600 cirurgias realizadas – sendo que algumas tiveram de ser suspensas devido a falta de sangue no estoque. Enquanto na UCT existem apenas duas bolsas do tipo citado, no hemocentro encontram-se, também, em situação crítica. Para atender a demanda, a Fundação necessitaria receber 250 doações por dia, mas consegue atingir, apenas, 68% desse valor, ou seja, 170 bolsas.
Campanhas por doações. 
Nos últimos três anos, ainda segundo Marília, o número de doadores caiu em torno de 50%. Para tentar amenizar essa baixa, ela afirma que são realizadas campanhas internas junto aos funcionários para incentivar a doação de sangue. “Também fazemos convite a alguns doadores através de SMS e contamos com a ajuda da imprensa para nesta luta”, contou.
A UCT funciona de segunda a sexta, das 7h10 até as 11h30, e das 13h até as 16h, próximo ao setor de laboratórios das Obras Sociais Irmã Dulce, que fica próximo ao Largo de Roma. Mas, apesar da necessidade, ela acredita que, pelo fato de o feriado junino cair, esse ano, entre uma quinta e uma sexta, o número de doadores seja menor. “Normalmente junho é considerado um mês mais fraco”, salientou.
Já a assessoria de comunicação da Hemoba relata que tem uma necessidade de, no mínimo, 20% a mais de doações para este mesmo período. Como forma de incentivar a população, a fundação lançou um concurso cultural – denominado de Cordel da Doação – onde o objetivo é de, além da doação em si, despertar o interesse da população através de uma das mais significativas expressões da tradição nordestina, a literatura de cordel.
“Com isso, pretendemos ampliar o número de doadores captados e reforçar os estoques de sangue durante todo o período que antecede as festas populares do mês de junho”, informou. O Hemoba fica próximo a Avenida Vasco da Gama e o horário de funcionamento é das 7h30 às 18h30 (segunda a sexta) e das 7h30 às 12h30 (sábados).
Quais são os critérios. 
l Estar em boas condições de saúde e pesar acima de 50 kg
l Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
l Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal.
l Pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos;
l Homens podem doar até 4 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações e mulheres podem doar até 3 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.



*** Fonte: www.hemoba.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário