sexta-feira, 20 de maio de 2016

DIVIDIR TAREFAS: O SEGREDO DA FELICIDADE CONJUGAL?...

FONTE: Ana Flávia Lédo, TRIBUNA DA BAHIA.


Publicada pelo Feminino e Além, site parceiro do Tribuna da Bahia.

A figura da Amélia já foi desconstruída há um bom tempo, no entanto, infelizmente, há ainda aqueles – homens e mulheres, inclusive – que pensam que cuidar da casa e dos filhos é tarefa exclusivamente feminina.
Sempre que vejo casais nessa situação sinto um alívio enorme por ter ao meu lado alguém que não costuma depositar em mim toda essa carga e que entende a importância da sua participação nessas tarefas chatas do dia-a-dia de um lar.
Importância sim! Muito além da questão do gênero, é importante lembrar que cuidar da casa é cuidar do SEU espaço, das SUAS coisas, do lugar onde VOCÊ vive (embora alguns rapazes não se importem muito em viver num chiqueiro…).
De qualquer maneira, para aqueles que ainda não se convenceram sobre a divisão das tarefas de casa, aí vão algumas informações interessantes.
Realizado pela Universidade Estadual da Geórgia, nos EUA, estudo indica que casais que dividem tarefas domésticas e os cuidados com os filhos não somente são mais felizes na relação, como também se dizem mais felizes e satisfeitos com suas vidas sexuais. 
Para se chegar a tal resultado, foram avaliados 478 casais heterossexuais que tinham filhos, rendas que iam de baixas a moderadas e em que as mulheres tinham menos de 45 anos.
Segundo o estudo, casais em que a mulher foi a responsável por mais do que 60% dos cuidados com os filhos tiveram as piores avaliações em satisfação com a relação e com a qualidade da vida sexual. 
Um dado curioso, entretanto, é que a relação íntima do casal não era negativamente afetada quando o homem assumia toda ou a maior parte dos cuidados com os filhos.
O estudo não conseguiu avaliar completamente as razões da maior felicidade quando da divisão de tarefas, no entanto, não precisamos da ciência para responder isso, né?!
Serviços de casa, definitivamente, são chatos, repetitivos, cansativos… se apenas uma pessoa se sobrecarrega com tudo isso, é natural que acabe perdendo o ânimo para muitas outras coisas, inclusive para o sexo, especialmente no caso de nós mulheres, cujo prazer sexual está muito relacionado ao nosso estado emocional. 
Sem dizer que o companheirismo é a base de um relacionamento, afinal, para que estar com alguém que não quer caminhar, de fato, ao seu lado? Alguém que sempre te deixa para trás e só pensa em si?!

Para mim, estar junto não é somar como dizem por aí. Estar junto é dividir. Dividir alegrias, momentos, emoções, mas também dividir dificuldades, tristezas e responsabilidades, até porque quando temos alguém com quem contar, tudo se torna mais fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário