sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

OS DOCES NÃO SÃO OS ÚNICOS VILÕES! CONHEÇA OUTROS ALIMENTOS QUE FAVORECEM O SURGIMENTO DE CÁRIES...

FONTE:, (www.msn.com).


Você já percebeu que vários alimentos da sua dieta diária contêm uma grande quantidade de açúcar? E, em muitos casos, alguns deles escondem este ingrediente que pode causar cáries e outras doenças, como diabetes e obesidade. O consumo frequente de alimentos com sacarose – seja de forma escondida ou descarada – é o principal fator que coloca uma pessoa sob o risco de ter cárie.

Cecilia Turssi (CROSP 59144), professora do curso de Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic, conta quais alimentos possuem uma grande quantidade de sacarose. Bebidas industrializadas, achocolatados, sorvetes, biscoitos, catchup e cereais matinais são grandes vilões para a saúde. Ela cita, por exemplo, o chocolate em pó, que chega a ter 90% da sua composição feita com o ingrediente doce. Em um dos achocolatados mais consumidos pela população, a cada 20 g do produto, 18 g são açúcares. “Uma colher de achocolatado tem, na verdade, quase somente açúcar”, afirma. Os refrigerantes também estão na mesma situação: uma única latinha pode ter 40 g. “Só esta quantidade já chega muito perto da máxima diária recomendada pela Organização Mundial de Saúde, que é de 50 g”, salienta.

Essa dieta traz o riscos: “quanto maior o número de vezes em que o açúcar é consumido ao longo do dia, menos eficiente é a proteção da saliva aos dentes e mais as bactérias proliferam e produzem ácidos, que dissolvem os minerais que compõem a estrutura dental, causando cárie”, explica. De acordo com Cecilia, a lesão começa a atingir de forma silenciosa e imperceptível. Ao perder os minerais, a cárie passa a ser vista como uma mancha branca e depois forma uma cavidade, que pode destruir todo o dente.


Para fugir do problema, a professora ensina: “Você pode evitar cáries com uma simples atitude. O consumo inteligente de açúcar associado à higienização caprichada com creme dental que contêm flúor são excelentes formas de evitar lesões”. Além disso, é indicado não comer alimentos açucarados entre as refeições. Cecilia aconselha uma dieta com frutas frescas, secas ou oleaginosas e queijos para estes horários. “Considerando esses aspectos, é importante que as pessoas tenham conhecimento sobre a composição do que estão comendo”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário