quinta-feira, 20 de julho de 2017

VEREADORA QUER CRIAR PATRULHA MARIA DA PENHA NA GUARDA MUNICIPAL...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

O projeto foi inspirado no resultado de pesquisa DataSenado sobre a violência.



A vereadora Lorena Brandão (PSC) protocolou, na Câmara Municipal de Salvador, projeto de indicação que pede a criação da Patrulha Maria da Penha na Guarda Municipal. 
Segundo ela o projeto, que tem objetivo de prevenção da violência doméstica contra a mulher em Salvador, foi inspirado no resultado da pesquisa DataSenado, que apontou aumento significativo do percentual de mulheres que declararam ter sido vítimas de algum tipo de violência, em comparação com o ano de 2015 (subiu de 18% para 29%).

A pesquisa aponta que a violência física foi a mais mencionada, tendo 67% das entrevistadas confessado que sofreram esse tipo de agressão. A violência psicológica aparece em segundo lugar, com 47% das menções, e a violência moral e sexual, respectivamente, com 36% e 15% das respostas. 
“Além da valorização da nossa guarda feminina, a entrega deste projeto também visou o combate à violência contra a mulher. Não podemos esconder este crime, ele é real e está crescendo cada vez mais, os números mostram isso. Nós, representantes do povo, temos que fazer a nossa parte e lutar pela segurança e pela punição dos infratores. A Patrulha Maria da Penha já é um sonho antigo na Guarda, e queremos agora que saia do papel”, disse a vereadora. 
Ainda de acordo com o DataSenado, 69% das entrevistadas consideraram que a violência aumentou e constatou-se que a mulher que tem filhos está mais propensa a sofrer violência: foi de 15% o percentual de mulheres sem filhos que declararam ter sofrido violência provocada por um homem, enquanto o percentual de mulheres com filhos foi de 34%. 

A pesquisa ainda apontou que houve um crescimento no percentual de mulheres que declararam ter sofrido violência sexual, passando de 5%, em 2011, para 15%, em 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário