quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

VACINAÇÃO CONTRA MENINGITE C COMEÇA DIA 30, EM CAMAÇARÍ...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

No próximo dia 30, começa a campanha de vacinação contra a meningite meningocócica do tipo C em Camaçari. Serão 21.311 doses voltadas para crianças de dois meses a cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias). Nesta data, tem início a imunização apenas na sede e orla do Município.
A abertura da campanha acontece às 9h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Vila de Abrantes, na orla, com atividades lúdicas, distribuição de 300 camisetas para as crianças e as presenças do prefeito Luiz Caetano, Zé Gotinha, Maria Gotinha e secretários municipais.
A partir do dia dois de fevereiro, as crianças da zona rural serão beneficiadas. A Secretaria da Saúde (Sesau) vai vacinar os menores nas localidades em que moram, a fim de evitar deslocamentos.
No primeiro dia da campanha, 30 de janeiro, a vacinação acontece em 19 unidades de saúde (listadas abaixo) e na Associação de Moradores do Parque das Mangabas. Cerca de 800 profissionais e 59 veículos estão envolvidos na vacinação.
É importante salientar que a imunização estará disponível até junho nas 19 unidades de saúde que participam da ação, o que garante aos pais mais tranqüilidade e tempo para vacinar os filhos, evitando tumulto no primeiro dia da campanha. As crianças só serão imunizadas se portarem o cartão de vacinação, pois é preciso comprovar que residem em Camaçari.
Os menores de um ano que nunca foram vacinados contra a meningite C deverão receber a primeira dose e agendar a 2ª para 60 dias. Quando completar um ano de idade, terão direito a uma dose de reforço.
NA ESCOLA.
De acordo com a Sesau, o prefeito Luiz Caetano determinou que as crianças com idade entre cinco e seis anos incompletos (cinco anos, 11 meses e 29 dias) tenham direito à vacinação também. A ação começa junto com o início do ano letivo e acontece somente nas escolas públicas e particulares de Camaçari.
A vacinação, que acontece em parceria com o Estado da Bahia, vai proteger e evitar que as crianças da faixa etária de maior risco contraiam a doença. É importante também que os pais evitem expor os filhos aos fatores de risco, como o compartilhamento de utensílios pessoais e locais aglomerados.
PONTOS DE VACINAÇÃO.
Na sede, a imunização acontece nas UBS do Gravatá, Camaçari de Dentro, Gleba E, Gleba B, Policlínica do Centro e Nova Aliança, além das Unidades de Saúde da Família (USF) de Buri Satuba, Novo Horizonte, Phoc 3, Verde Horizonte e Parafuso.
Já na orla, tem vacinação nas UBS de Vila de Abrantes, Arembepe e Monte Gordo e nas USF de Areias, Barra do Jacuípe, Barra de Pojuca, Jauá e Fonte da Caixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário