sexta-feira, 26 de março de 2010

BAHIA RECEBE MAIS 67 AMBULÂNCIAS DO SAMU...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

A Bahia ganhou mais 67 unidades de suporte básico (USB) do Serviço Móvel de Urgência (SAMU 192). A entrega das ambulâncias foi feita na quinta-feira (25) pelo presidente Lula e pelo Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, na cidade de Tatuí, interior de São Paulo. Os 67 veículos que são destinadas à Bahia foram recebidos pelo secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, juntamente com o superintendente de Atenção Integral à Saúde, Alfredo Boa Sorte.
Na entrega feita hoje, que teve uma soma de 650 USB para todo o Brasil, o estado de São Paulo receberá o maior número de ambulâncias do SAMU/192, 117, e chegará a uma cobertura de 70,17%. Em seguida, está a Bahia, que contará com 67 novos veículos, o suficiente para expandir o atendimento a 56,7% da população do estado. Pará ganhará 58 unidades, estendendo a cobertura do serviço a 70,7% dos paraenses.
Na Bahia, 66 municípios serão contemplados, abrangendo seis microrregiões, que têm como sedes os municípios de Teixeira de Freitas (Extremo-Sul), Brumado (Sudoeste), Barreiras (Oeste), Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso (estas últimas compõem a Macrorregião Norte da Bahia). Para o recebimento das ambulâncias as prefeituras tiveram seus projetos elaborados e aprovados em 2008 e 2009.
A ampliação do Programa do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) na Bahia é fruto de uma parceria entre governos municipais e estadual que, através de sucessivas negociações mediadas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e Comissão Intergestores Bipartite (CIB), pactuaram a atual arquitetura do programa no estado. Os projetos para implantação dos SAMU regionais foram montados por técnicos da Sesab e encaminhados para aprovação junto ao Ministério da Saúde. Os projetos acompanham a política de investimentos na regionalização de hospitais e é parte fundamental da rede de saúde que está sendo implantada atualmente na Bahia.
Com essa expansão, os SAMU regionais, que atualmente são cinco, com sede nas cidades de Salvador, Camaçari, Bom Jesus da Lapa, Guanambi e Paulo Afonso, passam a ser onze, com a inclusão das regionais de Barreiras, Ibotirama, Teixeira de Freitas, Brumado, além de Juazeiro e Senhor do Bonfim.
O investimento para implantação do SAMU-192 é de responsabilidade do Ministério da Saúde, disponibilizando os equipamentos das ambulâncias de suporte básico e avançado de vida, assim como os recursos para a Central de Regulação Médica das Urgências. O custeio mensal de cada equipamento do SAMU-192 é de responsabilidade conjunta das três esferas de governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário