sexta-feira, 26 de março de 2010

PRESOS TRANSFERIDOS PARA NOVA CADEIA PÚBLICA EM 15 DIAS...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

O sistema prisional baiano ganhou mais 752 vagas para abrigar presos provisórios com a inauguração da Cadeia Pública de Salvador, realizada ontem pelo governador Jaques Wagner e pelo secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Nelson Pellegrino. A unidade, construída no Complexo Penitenciário da Mata Escura, vai reduzir a superlotação nas delegacias de Salvador e da Região Metropolitana, onde existem cerca de 900 presos.
A transferência dos presos para a nova unidade começará dentro de 15 dias. Serão transferidos, inicialmente, os presos que se encontram em delegacias onde a situação de superlotação é mais crítica. “Estamos ampliando as vagas prisionais dentro do que estabelece a lei, dando condições mais dignas aos presos para cumprir as penas”, destacou o governador do Estado Jaques Wagner, ressaltando que essas vagas foram construídas em aproximadamente oito meses.
“Esse presídio de segurança máxima vai ser fundamental para a gente começar a equacionar o problema de presos em delegacias. A previsão é de que sejam transferidos mais de 90% da população carcerária de Salvador para a Cadeia Pública e, até o final do ano, nós poderemos ofertar mais de três mil novas vagas ao sistema prisional e já temos recursos previstos para isso. Na capital, estão em fase de terraplanagem, o Presídio de Jovens Adultos e a Feminina, com 750 vagas. No interior, nós estamos construindo duas unidades que representarão um incremento de mais 900 vagas (Eunápolis e Vitória da Conquista). Vamos licitar agora Barreiras com mais 400 vagas e fazer uma reforma na unidade de Feira de Santana com mais 600 vagas”, afirmou Nelson Pellegrino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário