quarta-feira, 10 de março de 2010

IBGE: PRODUÇÃO INDUSTRIAL BAIANA CRESCEU 23,6% EM UM ANO...

FONTE: CORREIO DA BAHIA.

A produção da indústria nacional cresceu 2,5% na Bahia (aumento de 23,6% em um ano), mas a alta foi liderada pelo Espírito Santo, onde o setor teve expansão de 5,6%, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (10). Em todo o país, o crescimento foi de 1,1%.
Sobre a expansão da indústria do Espírito Santo, o IBGE destacou em nota que o resultado “foi influenciado sobretudo pela baixa base de comparação, por conta dos efeitos da crise internacional. O crescimento atípico de 158,4% do setor extrativo, explicado principalmente pela recuperação no item minérios de ferro, influiu significativamente no resultado global”.
Na comparação com janeiro de 2009, a alta foi ainda mais expressiva: a indústria capixaba teve expansão de 48,5%, na maior alta da série do IBGE, liderando com folga sobre os outros estados. Nessa comparação, o segundo maior crescimento foi visto no Amazonas, de 33,9%.
DEZEMBRO A JANEIRO.
Entre os locais pesquisados, apenas o Amazonas não teve expansão na comparação com dezembro. No estado, a produção da indústria ficou estável, segundo informações do G1.
CONFIRA AS DEMAIS ALTAS REGISTRADAS:
Paraná (4,0%), região Nordeste (3,7%), Rio Grande do Sul (3,2%), São Paulo (3,0%), Pará (3,0%), Goiás (2,2%), Minas Gerais (1,7%), Santa Catarina (1,1%) e Rio de Janeiro (0,3%).
JANEIRO A JANEIRO.
Em relação a janeiro de 2009, a atividade industrial cresceu em todas as áreas pesquisadas. Além do ES e do AM, tiveram destaque ainda os avanços vistos em Minas Gerais (28,8%), Bahia (23,6%), Rio Grande do Sul (20,9%), Goiás (19,8%) e Ceará (16,7%), que ficaram acima da média nacional, de 16,0%.
As demais altas foram vistas em São Paulo (15,6%), região Nordeste (11,5%), Rio de Janeiro (10,7%), Paraná (10,4%), Santa Catarina (7,9%), Pará (5,8%) e Pernambuco (1,2%).
A expansão, segundo o IBGE, reflete “a ampliação do ritmo produtivo e a baixa base de comparação, por conta das férias coletivas e das paralisações não programadas em vários setores em janeiro de 2009”.
OUTRAS ATIVIDADES PODEM BENEFICIAR OS PACIENTES.
Para os acompanhantes, o workshop simbolizou a realização de uma atividade tomada por uma inspiração totalmente infantil. “Além de exercer algo que lembra a nossa infância, serve para nos unir ainda mais, mãe e filho. A sensação é muito boa”, contou Antonieta.
A unidade atende 2.400 pessoas duas a quatro vezes por semana, sendo 270 crianças. O total de atendimentos chega a 10.800 mensais nas especialidades de paralisia cerebral, mielomeningocele, distrofias musculares e lesão encefálica adquirida. A entidade aceita a ajuda de trabalhos voluntários e captação de recursos.
O telefone da Central é o 3504-5959. “Nosso interesse é envolver toda a sociedade nessa causa para que possamos oferecer novos projetos como a implantação do balé e dos cursos para o mercado de trabalho”, afirma o coordenador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário