terça-feira, 2 de março de 2010

NOVO LOTE DE VACINA CONTRA MENINGITE CHEGA NESTA QUARTA-FEIRA...

FONTE: Thiago Pereira (TRIBUNA DA BAHIA).

Um novo lote de vacinas contra meningite deve chegar a Bahia nesta quarta-feira (03), segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Há duas semanas, os postos de saúde da capital baiana ficaram sem o medicamento para imunizar crianças com no máximo quatro anos e 11 meses de idade. A vacinação foi suspensa durante o carnaval e retomada na quarta-feira de cinzas, quando as unidades de saúde operavam apenas com o que tinham em estoque.
De acordo com a Sesab, serão entregues 300 mil unidades do medicamento. As vacinas serão distribuídas por Salvador, Região Metropolitana (RMS) e três diretorias regionais de saúde: a 8ª, que compreende a região de Eunápolis, a 4ª, em Santo Antonio de Jesus, e a 14ª, que abrange Itapetinga e localidades vizinhas.
A campanha de vacinação contra meningite foi iniciada no dia 3 de fevereiro. Inicialmente, as vacinas foram distribuídas entre 115 Unidades de Saúde de Salvador e 127 postos em cidades como Camaçari, Candeias, Simões Filho, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas e Mata de São João. A expectativa é de que, apenas na capital baiana, sejam imunizadas cerca de 212 mil crianças.
ADOLESCENTE PERMANECE INTERNADA.
A adolescente de 14 anos internada com meningite meningocócica permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Couto Maia, unidade especializada no tratamento de doenças infecto-contagiosas.
A adolescente apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 10, quando foi encaminhada para o Hospital Geral do Estado (HGE). Após exames laboratoriais, a menor foi transferida para o Couto Maia, onde apresentou problemas renais e foi induzida ao coma.
O namorado da adolescente, um jovem de 16 anos, morreu vítima da meningite meningocócica no dia 20 deste mês. O garoto foi sepultado no dia seguinte, no Cemitério Quinta dos Lázaros.
De acordo com a Sesab, foram registrados em 2010, até o dia 13 de fevereiro, 79 casos de meningite com oito mortes em toda a Bahia. Segundo os registros médicos, 36 (45,5%) vítimas apresentaram a doença origem bacteriana, 40 (51,2%) de origem viral, e três (3,8%) não especificadas e por outras etiologias.
Entre as bacterianas, destaca-se a Doença Meningocócica, com 25 casos e seis mortes, sendo cinco só em Salvador. Uma das vítimas, um homem identificado como Luís Cláudio, morto na terça-feira de Carnaval, morava no bairro de Itapuã, distrito sanitário com maior incidência da doença em 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário