terça-feira, 2 de março de 2010

VACINAS CONTRA MENINGITE ACABARAM NOS POSTOS DE SAÚDE DA CAPITAL...

FONTE: *** Jorge Gauthier, CORREIO DA BAHIA.

As geladeiras que guardam as doses de vacina contra a meningite meningocócica, forma mais grave, nos 130 locais de vacinação de Salvador, estão vazias, confirmou na segunda-feira (1) a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O primeiro lote da imunização contra a doença que a cidade recebeu, com 105 mil doses, acabou na última sexta-feira na maioria dos postos. Ontem (1), apenas em unidades de saúde pequenas havia chance de vacinação contra a doença.
Nesta terça-feira (2), a SMS destacou que em nenhum posto haverá vacina. Quem quiser proteger seu filho terá que procurar a vacinação na rede particular e desembolsar, em média, R$ 100 pelo medicamento. O desabastecimento nos postos da capital, de acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, Fátima Guirra, ocorre em função do atraso no recebimento do segundo lote de vacinas.
As 300 mil doses, que deveriam ter chegado na semana do Carnaval, ainda não estão em Salvador. “A previsão contratual é que as vacinas cheguem até o dia 3 (quarta-feira). Tínhamos planejado que elas chegassem antes para não faltar, pela alta procura. Mas, no Carnaval, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária do aeroporto de Guarulhos, que inspeciona os medicamentos, ficou fechada e não tivemos como liberar o lote”.
METAS.
Apenas 60% das crianças de Salvador com até 5 anos, público alvo da campanha, já foram imunizadas, segundo confirmou a superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde da Sesab, Lorene Pinto. “A meta é vacinar 212 mil crianças na capital. Não é necessário desespero nem corrida aos postos. A campanha será estendida até o final do ano. No total, serão distribuídas 1,5 milhão de doses para todo o Estado”, disse.
A coordenadora da imunização destacou que quando as doses chegarem na capital as vacinas começarão a reabastecer os postos. “O primeiro lote acabou muito rápido e ocorre esse vazio na distribuição. Porém, assim que as vacinas chegarem, iniciaremos a realimentação dos postos. A situação será regularizada em todas as unidades até sexta- feira”, afirmou Guirra.
ABASTECIMENTO.
Desde o início da campanha, em 3 de fevereiro, Salvador recebeu 115 mil doses da vacina contra a doença. O último repasse, com 10 mil vacinas, aconteceu dia 20 de fevereiro. A SMS destacou que desde sexta-feira essa quantidade se esgotou nos postos de maior procura, como por exemplo no 5º Centro de Saúde (Centenário). Ontem (1), poucos postos ainda puderam vacinar.
Desse segundo lote, 97 mildoses deverão ser reservados para Sal vador. “O restante vamos começar a distribuir para outros pontos do Estado. A prioridade deve ser o Extremo Sul, principalmente Porto Seguro, onde teve surto em 2009”.
Em 2010, segundo último boletim epidemiológico divulgado pela Sesab, com dados até 13 de fevereiro, foram confirmados 79 casos de meningite, com 8 mortes. Destes, a doença meningocócica forma mais grave - foi responsável por 69,4% dos casos e cinco mortes. Em 2009, foram confirmados 1.511 casos de meningite e 152 mortes.
SECRETARIA JÁ RECEBEU DOSES CONTRA GRIPE ‘A’.
Enquanto há problemas no recebimento das vacinas contra a meningite, a Sesab já recebeu as primeiras 161 mil doses da vacina contra a gripe A (H1N1). A campanha tem início entre os dias 8 e 19 de março com a imunização dos trabalhadores da área de saúde e a população indígena.
A Sesab informou que as demais doses de vacinas chegarão nos próximos dias para suprir a demanda das outras fases da campanha. De 22 de março a 2 de abril, os medicamentos serão administrados em gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a menores de 2 anos. A população de 20 a 29 anos será contemplada de 5 a 23 de abril. Já as pessoas entre 30 e 39 anos se vacinam de 10 a 25 de maio. Idosos serão vacinados contra a gripe comum entre 24 de abril e 7 de maio. Aqueles com doenças crônicas também serão imunizados contra a gripe A.

*** Notícia publicada na edição impressa do dia 02/03/2010 do CORREIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário