sábado, 8 de setembro de 2012

HANTAVÍRUS MATA TERCEIRO VISITANTE DO PARQUE YOSEMITE, NOS EUA...

FONTE:  Em Los Angeles (noticias.uol.com.br).

Uma terceira pessoa, de nacionalidade americana, morreu após contrair a síndrome pulmonar por hantavírus (SPH) no parque natural de Yosemite (Califórnia, oeste), informaram na última quinta-feira (6) autoridades locais.

Foram registrados dois novos casos de SPH, uma doença rara porém grave, que se propaga por meio do rato-veadeiro (Peromyscus maniculatus), um roedor que habita a cordilheira de Serra Nevada.

Desta forma, o total de afetados chega a oito pessoas, todas americanas, disseram as autoridades do parque em um comunicado.

"O serviço de parques nacionais recebeu a confirmação, por parte das agências locais e de saúde de oito casos de SPH que afetam as pessoas que pernoitaram pelo menos uma noite em Yosemite desde o mês de julho passado", acrescentou o comunicado.

Três pessoas morreram e outras cinco se recuperaram ou estão convalescentes, acrescentou o documento.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) pelo menos cem mil pessoas visitaram o parque e correm o risco de ficar doentes.

A doença pode demorar até seis semanas em se incubar depois da exposição ao vírus, geralmente através do contato com urina, fezes ou saliva de roedores infectados.

Desde que a doença foi identificada pela primeira vez em 1993, houve 60 casos reportados na Califórnia e um total de 587 em nível nacional nos Estados Unidos, um terço dos quais foi fatal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário