sexta-feira, 21 de setembro de 2012

LAURO DE FREITAS SE PINTA DE ROSA EM OUTUBRO CONTRA O CÂNCER DE MAMA...


FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
                  
O movimento “Outubro Rosa - Um toque pela vida" alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e a promoção a saúde da mulher em Lauro de Freitas.

No município a programação oficial será aberta no dia 1° de outubro, às 10h, com uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Vereadores. Às 18h, luzes rosas serão acesas na Secretaria Municipal de Saúde. As Unidades de Saúde da Mulher, o Centro Especializado Bem Querer, Centro de Saúde da Mulher, Policlínicas, o Ambulatório do Centro e o monumento na entrada da cidade também ganharão iluminação especial e laços cor de rosa em alusão ao movimento realizado este mês em todo o país.

De acordo com a secretária municipal de Políticas para Mulheres (SPM), Mônica Elbachá, a adesão do município ao movimento reforça a importância do cuidar da saúde como um todo. “O movimento faz este alerta. Trata ainda da autoestima de forma que desperte o cuidado.

O câncer de mama tem alta incidência. Quando diagnosticado cedo tem grandes chances de cura”, lembra. A Secretaria Municipal de Educação em parceria com a SPM realizará palestras e oficinas nas escolas municipais.

No decorrer do mês, ações de orientação e busca ativa de mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos para a realização de preventivo e mamografia, avaliação clínica das mamas, entre outras atividades serão feitas nas Unidades de Saúde da Família.

Shoppings e supermercados receberão atividades educativas de prevenção ao câncer. Com apoio de estudantes, serão distribuídos folders com informações sobre prevenção e endereços das unidades de saúde.

Dia 25, médicos e enfermeiros participam da palestra “Interpretando resultados”, às 13h30, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. No mesmo dia, uma ação de educação em saúde acontecerá na Penitenciária Feminina do Estado, localizada no município. Dia 31, um Culto Ecumênico e um café da manhã estão marcados para as 9h, na Praça da Matriz. Uma caminhada encerrará a programação.

Durante os últimos anos, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, adota medidas efetivas para a ampliação do acesso às ações de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. O município foi um dos primeiros a ter mamógrafo próprio no Estado. A adesão e participação no movimento “Outubro Rosa” reforça o compromisso de Lauro de Freitas com a promoção da saúde e a prevenção.

A Campanha de Combate ao Câncer de Mama realizará exames nas comunidades do município, de 24 a 29 de setembro, no Mamóvel, em mulheres com idades entre 50 e 69 anos ou acima de 40 anos com histórico de câncer de mama na família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário