segunda-feira, 10 de setembro de 2012

VEJA QUANTO SEU FILHO VAI CRESCER...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

                          
Uma das principais dúvidas que afligem os pais e também adolescentes está relacionada à altura, principalmente entre os meninos.

O médico Sylvio Renan Monteiro de Barros, da MBA Pediatria, clínica especializada em saúde infantil, sinaliza que o pediatra é um dos profissionais de saúde que pode auxiliar na identificação de crianças com crescimento anormal.

“O profissional deve ter documentado a altura e peso dos pais, além de acompanhar e registrar, através de um gráfico de crescimento, as medidas do paciente ao longo do tempo. São estas medidas que servem de base para o diagnóstico de anormalidades”, explica Sylvio Renan.

Porém, antes de tudo, é preciso entender que uma estatura baixa ou alta de uma pessoa é causada por variantes de um padrão de crescimento normal, que pode ser influenciada, entre outras, pela genética.

O pediatra Sylvio Renan, autor do livro "Seu bebê em perguntas e respostas - Do nascimento aos 12 meses”, explica que, para saber a estimativa da estatura de uma criança, quando a determinante for apenas genética, há dois cálculos básicos:

Menino = [altura materna + altura paterna + 13] ÷ 2

Menina = [altura materna + altura paterna - 13] ÷ 2

Exemplo:

Cálculos da estatura parental média de um filho e uma filha de pais com as seguintes estaturas: o pai tem 172,72 cm, e a mãe tem 157,48 cm

Filho: [172,72 cm + (157,48 cm 13 cm)]/2 = 171,6 cm

Filha: [(172,72 cm - 13 cm) + 157,48 cm]/2 = 158,6 cm

Outra dúvida frequente está relacionada à taxa de crescimento com a puberdade, um período da adolescência com duração de dois a quatro anos, caracterizada por transformações biológicas, físicas e psíquicas. “É nesta fase que acontece o crescimento esquelético linear, a alteração da forma e composição corporal, o desenvolvimento de órgãos e mudanças no sistema reprodutivo sexual”, diz Sylvio Renan.

No entanto, o profissional aponta que é preciso considerar que quanto mais precoce o início da puberdade de uma pessoa, menor será sua estatura final e, inversamente, quanto mais tardia, maior será seu crescimento. "A puberdade é sinônimo de que o corpo está passando por transformações, para chegar às características de um corpo adulto. Por isso, se ocorrer muito cedo, pode ser que o adolescente tenha um crescimento abaixo do esperado", explica.

Déficit no crescimento.

E como descobrir se há um déficit no crescimento de uma criança? Para fazer esta avaliação é necessário saber com precisão a altura, o peso e a maturação sexual. Um bom diagnóstico poderá ser apresentado por um pediatra que, com dados específicos e acompanhamento contínuo, poderá avaliar mais precisamente se há ou não deficiência na curva de crescimento.

“A dúvida sobre crescimento é antiga e comum, mas não há motivos para pânico, se o seu filho é baixinho. O processo de crescimento é relativo de criança para criança, e envolve estudo particular de caso a caso”, tranquiliza o médico com mais de 30 anos de experiência em pediatria infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário