domingo, 2 de março de 2014

A MANTEIGA ELEVA OS NÍVEIS DE COLESTEROL? ESPECIALISTAS RESPONDEM...

FONTE: *** Dr. Tufi Dippe Jr (portaldocoracao.uol.com.br).


A manteiga é um produto do leite, batido até se transformar numa emulsão de água em gordura, que pode ser usada, por exemplo, sobre fatias de pão ou bolachas, ou ainda para cozinhar. A manteiga é composta por cerca de 80% de gordura. Mas afinal de contas, a manteiga eleva os níveis de colesterol?

Em estudos com indivíduos com colesterol elevado ou com síndrome metabólica (associação de obesidade central, hipertensão arterial, elevação dos níveis de glicemia, HDL-C  ou colesterol "bom" baixo e triglicerídeos elevados) que compararam diferentes tipos de margarinaMargarina : Calorias: 28,8 - Peso: 5g - Porção: colher de chá  e manteiga, o valor de LDL-C (colesterol "ruim")  manteve-se inalterado ou pouco aumentado após consumo de manteiga. No entanto, os estudos oferecem variadas quantidades do produto e o tempo de seguimento dos pacientes é variado, mantendo a controvérsia na literatura médica sobre a ação da manteiga sobre os níveis de colesterol.

Recomendação dos especialistas.
- A relação do consumo de manteiga e os níveis de colesterol é controverso; porém, se for moderado e dentro das recomendações de ingestão máxima diária de gordura saturada, poderá fazer parte da dieta. Recomenda-se, idealmente, que menos de 7% das calorias consumidas diariamente sejam provenientes de gorduras saturadas (ex: menos de 140 calorias em uma dieta diária de 2.000 calorias).

Composição nutricional da manteiga (quantidade por 100 gramas):
- Calorias: 717 calorias.
- Gorduras: 81 gramas.
- Gordura saturada: 51 gramas.
- Gordura poliinsaturada 3 gramas.
- Gordura monoinsaturada 21 gramas.
- Gordura trans 3,3 gramas.
- Colesterol 215 miligramas.
- Sódio: 11 miligramas. -
- Potássio: 24 miligramas.
- Carboidrato: 0,1 grama.
- Proteína: 0,8 grama.

*** Fonte: Santos R.D., Gagliardi A.C.M., Xavier H.T., Magnoni C.D., Cassani R., Lottenberg A.M. et al. Sociedade Brasileira de Cardiologia. I Diretriz sobre o consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular. Arq Bras Cardiol. 2013;100(1Supl.3):1-40.


Dr. Tufi Dippe Jr

O Portal do Coração foi idealizado e é mantido pelo Dr. Tufi Dippe Jr. Clique aqui para conhecer este profissional.


IMPORTANTE: O nosso website aloja anúncios Google e links. Não controlamos o conteúdo de tais anúncios e o nosso conteúdo editorial é livre de qualquer influência comercial.
O nosso website aloja banners publicitários e links. Toda a publicidade é distinguida pela palavra "Publicidade/Anúncios Google". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário