sexta-feira, 29 de agosto de 2014

5 DICAS QUE AJUDAM A PARAR DE FUMAR...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

             
Quando o fumo é queimado, são produzidas mais de 4 mil substâncias, 60 delas cancerígenas – como o alcatrão, por exemplo. Já a nicotina é a principal responsável pela dependência química causada pelo tabaco.
Em contato com a corrente sanguínea, a substância libera a sensação de prazer, bem-estar e diminuição da ansiedade. Por isso o cigarro é tão viciante, apesar do gosto e cheiro desagradáveis para muitos.

O médico Luiz Carlos Corrêa da Silva, coordenador da Comissão de Tabagismo - SBPT e consultor da farmácia online Netfarma conta que a comunidade médica considera o tabagismo uma doença e um grave problema de saúde pública.

“O tabagismo afeta cerca de 1,3 bilhão de pessoas no mundo. Por isso as campanhas de conscientização são tão importantes, para tentarmos diminuir este número alarmante e tantas doenças e mortes precoces.”

Além de causar inúmeras doenças, entre elas o câncer de pulmão – principal causa de morte entre fumantes – o tabaco afeta os brônquios, coração, corrente sanguínea, cordas vocais, boca e faringe.
O dependente de cigarro corre riscos maiores de sofrer um acidente vascular cerebral.
“O fumante tem 10 vezes mais chances de contrair infecções respiratórias, câncer de laringe, boca, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, aterosclerose, AVC, entre outras”, afirma o especialista.

O médico lista 5 orientações para parar com o cigarro:

1 – Conscientize-se dos riscos e queira parar – Esse é o primeiro passo e também o mais importante. Quando a pessoa realmente quer parar de fumar, não importa quantas vezes ela tiver que tentar, ela vai conseguir. É uma questão de tempo.

2 – Determine um dia para parar de fumar – A partir daí, pare. Teve recaída? Volte a parar. Não é porque fumou um cigarro em um dia que terá que voltar a fumar. Tente outra vez, e outra, até conseguir.
Não se iluda. Largar de vez é um processo longo e exige determinação. A abstinência dura meses, e para ao menos diminuir seus efeitos, procure um serviço público de saúde ou um profissional especializado em  tratamento do tabagismo, como o pneumologista; as chances de parar de fumar aumentam muito quando um especialista acompanha este período .
E os benefícios para a saúde vão se somando – a tosse e o pigarro vão diminuindo até desaparecer por completo.

3 – Substitua o cigarro por hábitos saudáveis – Coma pedaços de cenoura crua, vá dar uma volta, masque chicletes sem açúcar, beba água, se distraia.

Entre em grupos de ajuda online, leia livros, pratique exercícios, vá caminhar, enfim, faça tudo o que puder para conseguir seu objetivo.

4 – A abstinência vai passar, e é certeza. Não desanime – No inicio, é normal surgirem crises de abstinência de cigarro, porém elas tornam-se cada vez mais rápidas e espaçadas até sumirem completamente. totalmente.

5 – Evite bebidas alcoólicas temporariamente – Assim com as bebidas que possuem cafeína, o álcool estimula a vontade de fumar. Só volte a beber socialmente quando for, de fato, um ex-fumante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário