segunda-feira, 25 de agosto de 2014

LISTA DE CUIDADOS QUE AS MULHERES DEVEM TER PARA DIFICULTAR OS ASSALTOS...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
As mulheres continuam sendo alvo preferencial dos criminosos.
O especialista em segurança Samuel Washington, do Grupo GR, separou uma lista de cuidados que as mulheres devem ter no dia a dia e ao realizar compras em centros comerciais.
Durante as compras:
-- Procure não ir às compras sozinhas, se possível leve alguém para acompanhá-lo, é mais seguro. Nunca deixe sua bolsa ou compras em locais onde possam ser roubados (balcões, mesas, guichês, etc).
-- Prefira pagar suas compras com cartão ou cheque, assim você não precisa portar grandes quantias em dinheiro. Nunca divulgue a existência de valores em espécie a ninguém.
-- Procure não entrar em lojas muito cheias, faça suas compras em horários de menor movimento e evite carregar muitos pacotes para não ocupar as duas mãos.
-- Nunca mostre dinheiro em lugares públicos, especialmente em bares, restaurantes, cinemas, lojas, barracas de camelôs, etc. No caso de furto ou qualquer ocorrência policial, não perca tempo, comunique imediatamente à Delegacia de Polícia mais próxima da área.
-- Nunca reagir contra o bandido, tentando agarrá-lo ou agredi-lo, ele poderá estar acompanhado de outros cúmplices. É sempre importante manter a calma, isso ajudará na memorização das características dos meliantes (aparência, vestuário, etc), que é fundamental para a polícia capturá-los e também não ter em seu poder armas, pois ela poderá aumentar o risco em caso de um assalto.
-- Se presenciar um furto, ligar para o 190 e tentar não interferir. Registrar o Boletim de Ocorrência, mesmo que tenha ocorrido somente tentativa de assalto.
Ao usar caixas eletrônicos:
-- Quando precisar de ajuda no caixa eletrônico ou na agência bancária, dirija-se somente ao funcionário do banco. Não procure ajuda de estranhos.
-- Ao sacar, coloque o dinheiro em vários bolsos.
-- Evite abrir carteiras ou bolsas na frente de todo mundo.
-- Prefira os caixas eletrônicos localizados em shopping centers, dentro de agências bancárias e em ruas ou locais bem iluminados.
-- Evite fazer saques à noite.
-- Certifique-se que não há alguém suspeito por perto, antes de entrar em um caixa eletrônico.
-- Não guarde o cartão bancário e a senha no mesmo lugar, e não os entregue a estranhos. O ideal é memorizar a senha.
-- Mantenha o corpo próximo à máquina e cubra o teclado com as mãos, evitando que outras pessoas vejam as informações na tela, sua senha e o valor retirado.
-- Verifique sempre se o equipamento está operante antes de inserir o seu cartão no caixa eletrônico.
No dia-a-dia:
-- Evite usar jóias, relógios, roupas e outros objetos que possam demonstrar ser de valor.
-- Evite carregar grandes quantias em dinheiro, se houver necessidade divida o dinheiro em várias partes da roupa, porém, evite bolsos traseiros para carregar carteira ou dinheiro.
-- Não espere o ônibus em paradas desertas e mal iluminadas.
-- No transporte público, evite viajar em ônibus ou vagões vazios.
-- Ao caminhar, mantenha sua bolsa ou pasta à sua frente.
-- Procure mantê-la sempre firme entre o braço e o corpo, com a mão sobre o fecho e posicionada do lado da calçada.
-- Oriente a família e os empregados para que não transmitam informações pelo telefone e nem comentem com estranhos sobre o que a família possui e os hábitos da casa.
-- Mantenha as chaves do carro e da casa em chaveiros separados.

-- Ande na calçada em direção contrária ao fluxo dos carros. Assim, não será pega de surpresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário