sábado, 30 de agosto de 2014

ESTUDO MOSTRA QUE ESTUDANTES GASTAM ATÉ DEZ HORAS POR DIA NO CELULAR...

FONTE: *** Bouer (doutorjairo.blogosfera.uol.com.br).                     

Um estudo feito nos Estados Unidos mostra que estudantes universitárias gastam uma média de dez horas por dia no celular, e os homens, quase oito. De acordo com pesquisadores da Universidade de Baylor, o uso é excessivo e coloca em risco o desempenho acadêmico.

O trabalho, publicado no Journal of Behavioral Addicton, indica que 60% dos estudantes universitários admitem que são viciados no celular, chegando a ficar agitados quando não estão com o aparelho à mão.

Ao todo, foram entrevistadas 164 pessoas e listadas onze atividades  mais realizadas com o celular. Algumas delas, como o uso do Pinterest e do Instagram, foram mais associadas com características de vício do que o uso da internet e de jogos, algo que, antes da pesquisa, os pesquisadores julgavam ser mais problemático.

Entre as atividades mais executadas pelos estudantes estão o envio de texto, com uma média de 94,6 minutos gastos por dia, seguida do envio de e-mails (48,5 minutos), a navegação no Facebook (38,6 minutos) e na Internet em geral (34,4 minutos).

O estudo concluiu que os homens enviam aproximadamente o mesmo número de e-mails que as mulheres, mas gastam menos tempo em cada um. E, no geral, as mulheres usam mais o celular, contrariando a visão tradicional de que eles são mais ligados em tecnologia.

Os autores do trabalho chamam a atenção para a possibilidade de que os estudantes estejam utilizando o aparelho como mecanismo de fuga das salas de aula. E observam que o celular é uma ferramenta que parece libertadora, mas que, ao mesmo tempo, escraviza.

Sobre o autor.
Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog.
Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre saúde, sexo e comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário