sábado, 21 de fevereiro de 2015

CANDIDÍASE DE REPETIÇÃO...

FOTO: admin (www.bolsademulher.com).

A candidíase de repetição exige investigação da causa e controle.


Apesar do nome meio esquisito, essa condição é bastante familiar para muitas mulheres. A candidíase vaginal é uma inflamação que acomete a região genital da mulher, causada por um fungo da família Cândida (também conhecida como monília), um habitante natural da flora vaginal e que vive em um harmônico equilíbrio com as demais bactérias que lá vivem. Só que em determinadas situações, como estresse intenso, baixa imunidade (como acontece nas doenças tipo a diabetes e a AIDS), uso de antibióticos ou hábitos de higiene e vestuário inadequado, ela pode se multiplicar de forma excessiva e causar inflamação.

Sintomas da candidíase.

Ardência ao urinar, sensação de coceira leve ou intensa na vulva ou dentro da vagina, dor na relação sexual e aquele corrimento branco saindo, tipo uma nata de leite. Esse é o quadro típico da infecção pela Cândida. Estima-se que aproximadamente 75% das mulheres terão, pelo menos, um episódio de candidíase genital ao longo da vida.
Até aí, tudo bem. A mulher vai ao médico, o problema é detectado e resolvido com o tratamento correto. Mas, como nem tudo são flores, 10% das mulheres podem apresentar crises constantes e recorrentes de inflamação pela Cândida e isso é particularmente muito incômodo. Ter mais do que quatro crises de Cândida em um ano já caracteriza o quadro de candidíase de repetição.

Tratamento da candidíase.

Então, o que fazer? O primeiro passo é procurar o ginecologista, o mais breve possível, para saber se o que se tem é realmente uma inflamação pela Cândida ou não. A maioria das mulheres acha que coceira na região genital é sinônimo de candidíase e isso não é verdade. Nem toda coceira na vulva ou na vagina é sinal da presença dela. Alergias e irritações também podem dar coceira sem que a Cândida seja a culpada!
Uma vez feito o diagnóstico de candídiase de repetição é importante tentar descobrir a causa do problema. Nesses casos, é obrigatório pesquisar as condições que podem afetar a imunidade da mulher. Testes para o HIV, dosagem da glicose, hemograma completo e uma cultura para saber qual o tipo de Cândida envolvida na infecção fazem parte dos exames básicos para se fazer uma boa investigação. Além disso, informações sobre higiene íntima e hábitos de vestuário adequados são importantes para tentar prevenir os ataques repetidos da Cândida.

Tratar a candidíase de repetição nem sempre é uma tarefa fácil. Existem casos que podem ser bem resistentes. As opções são bem variadas, mas um grande aliado nessa briga tem sido a Homeopatia. Com bons resultados e livre de efeitos colaterais, essa pode ser uma ótima opção para quem cansou de tantos tratamentos e ainda não conseguiu se livrar do problema. Converse com seu médico sobre o assunto e cuide-se bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário