sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

DORES NAS COSTAS E DEPRESSÃO PODEM TER FATORES GENÉTICOS EM COMUM...

FONTE: *** Jairo Bouer (doutorjairo.blogosfera.uol.com.br).


Um estudo mostra que fatores genéticos podem explicar por que a associação entre sintomas depressivos e dores nas costas é tão comum.

O trabalho, que envolveu mais de 2.100 gêmeos, foi publicado no periódico Pain, da Associação Internacional para o Estudo da Dor.

Pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, e de um grande banco de dados de gêmeos na Espanha descobriram que existem fatores genéticos em comum nos pacientes que sofrem de dor lombar e também de depressão.

Em uma primeira análise, considerando os participantes como indivíduos, e não gêmeos, eles descobriram que a probabilidade de ter dor nas costas é 1,6 maior para quem sofre sintomas de depressão e ansiedade.

Ao analisar pares de gêmeos, a probabilidade continuou praticamente a mesma. Só que, ao considerar apenas gêmeos não idênticos (dizigóticos), houve um aumento de 2,3 na probabilidade de apresentar dor lombar associada à depressão e ansiedade.

Os pesquisadores concluíram que a associação mais forte encontrada em gêmeos não idênticos (que só compartilham metade dos genes) resultou da confusão causada por fatores genéticos comuns, que influenciam ambas as condições. Ou seja: genes que afetam neurotransmissores como serotonina e noradrenalina, por exemplo, podem aumentar o risco tanto de depressão como de sofrer com dores nas costas.

De qualquer forma, mais estudos com gêmeos são necessários para confirmar os resultados, segundo os autores.


Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog.
Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre saúde, sexo e comportamento.


                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário