sexta-feira, 30 de setembro de 2016

A DEPRESSÃO PODE SER DIAGNOSTICADA POR MEIO DA VOZ DO PACIENTE...

FONTE:, (www.msn.com).

Um grupo de pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia (USC) desenvolveu um programa de computador que pode ajudar psicólogos e psiquiatras a diagnosticar doenças como a depressão.

De acordo com o Bem Estar, o segredo seria analisar o comportamento da voz do paciente. Os psicólogos costumam realizar uma série de exercícios de expressão oral para ajudar no diagnóstico, como pedir ao paciente que pronuncie a mesma vogal por um intervalo prolongado.

O software desenvolvido pela USC, batizado SimSensei, permite fazer essas análises de forma objetiva. Mas os pesquisadores têm enfrentado certo receio da comunidade médica, que questiona a substituição da avaliação de psicólogos e psiquiatras por uma máquina.


Vale lembrar que a depressão já foi chamada de "mal do século 21", especialmente nos países desenvolvidos. Nos Estados Unidos, por exemplo, o consumo de antidepressivos aumentou cerca de 400% nos últimos 20 anos. No Brasil, segundo dados de 2015 do IBGE, mais de 11 milhões de pessoas (ou 7,6% da população adulta) já foram diagnosticadas com a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário