sexta-feira, 30 de setembro de 2016

DOENÇAS CARDIOVASCULARES: CONHECER PARA TRATAR...

FONTE: Carmen Vasconcelos (carmen.vasconcelos@redebahia.com.br), CORREIO DA BAHIA.

Em Salvador, o Movimento Juntos pela Saúde do Homem vem realizando uma série de ações.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, uma pessoa morre a cada dois minutos, em virtude de doenças cardíacas. A cada 45 minutos, 14 homens são vítimas de doenças cardíacas. No dia dedicado ao músculo cardíaco, a Federação Mundial do Coração está pedindo que as pessoas ao redor do mundo se unam para usar o poder da informação para transformarem vidas que estão sendo encurtadas prematuramente (1 em 10) como resultado direto da doença cardiovascular (DCV). 
Em Salvador, o Movimento Juntos pela Saúde do Homem vem realizando uma série de ações para alertar o público masculino sobre os problemas cardíacos. Vale salientar que as doenças do coração são as principais causas de morte no mundo, com mais de 17 milhões de mortes por ano. No entanto, pelo menos 80% de mortes prematuras causadas por DCV poderiam ser evitadas. 
As doenças cardiovasculares são aquelas que afetam o coração e vasos sanguíneos. O principal mecanismo da doença é o acúmulo de placas de gorduras nas artérias, impedindo a passagem do sangue, o que pode provocar o infarto do miocárdio, por exemplo. Entre as principais causas dessas doenças estão o tabagismo, pressão alta, diabetes, colesterol alto, obesidade, sedentarismo e hábitos alimentares inadequados. 
De acordo com o cardiologista Newton Rodrigues, do Hapvida, o segredo para manter o coração batendo é simples e se resume à prática de uma atividade física, uma alimentação balanceada, evitar o tabagismo e o abuso do álcool. “Essas são medidas que não custam caro e vão possibilitar não apenas fazer uma prevenção efetiva contra as doenças cardíacas como ajudam a saúde de um modo em geral”, completa o médico.  
“A adoção de uma alimentação mais saudável, com baixo consumo de sal e de alimentos com excesso de açúcares e gorduras saturadas e trans, são algumas medidas que ajudam a evitar as doenças cardiovasculares”, explica o cardiologista Fábio de Cerqueira Lario. Ele destaca os estudos que apontam que a adoção de determinados padrões alimentares, como a dieta mediterrânea, rica em frutas, hortaliças, legumes, produtos integrais, peixes e ácidos graxos insaturados (azeite de oliva) podem reduzir substancialmente o risco de doenças cardíacas. 
A idealizadora do Movimento Juntos pela Saúde do Homem, a jornalista especializada em Psicologia Organizacional, Maiara Liberato ressalta que além desses cuidados, a proposta das ações e da data é incentivar o público a fazer os exames de rotina. “Culturalmente, os homens são mais resistentes aos exames preventivos, esquecendo que eles são aliados importantes na redução dos altos índices de enfermidades que os acometem”, pontua, ressaltando a importância de despertar a sociedade para o problema.
Com uma postura parecida, Lario destaca a importância da realização de uma avaliação médica periódica, sobretudo para os homens a partir dos 40 anos, para as mulheres a partir dos 50 anos e todos os indivíduos que já apresentem antecedentes pessoais ou familiares de doenças cardíacas. “Para que possam controlar e reduzir o risco de doenças do coração, as pessoas precisam conhecer seus fatores de risco. Dessa forma, a avaliação do cardiologista é fundamental para se obter o conhecimento da pressão arterial, de alterações clínicas ainda sem manifestação e dos níveis de açúcar e colesterol no sangue. Ainda torna possível a estimativa do risco de desenvolver alguma doença cardiovascular ao longo da vida, permitindo a recomendação correta para que cada um possa reduzir esse risco”, explica o médico.
Entre os sintomas das doenças do coração estão a dor no peito, sobretudo quando desencadeada por algum esforço físico, a falta de ar, o inchaço nas pernas, além de palpitações e desmaios. Ao reconhecer algum desses sintomas é necessário procurar um cardiologista. 
Para ajudar a conhecer mais sobre a saúde do coração, acesse: www.worldheartday.org . No site, há uma ferramenta para saber como o seu coração vem batendo.
Envolva-se no Dia Mundial do Coração 2016!
Onde quer que você esteja no mundo, mostre o seu apoio ao Dia Mundial do Coração e ajude a melhorar a conscientização sobre a necessidade de reduzir 
o número de mortes por DCV das seguintes maneiras: 
•       Envie um tweet para @worldheartfed com um selfie do seu coração saudável. Não se esqueça de usar a hashtag #WorldHeartDay para podermos publicar sua foto na nossa Parede de Selfies
•       Faça o teste de QI do Coração para ver se você tem um "Coração Inteligente":worldheartday.org
•       Procure edifícios icônicos que ficarão iluminados de vermelho ao redor 
do mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário