terça-feira, 27 de setembro de 2016

JUSTIÇA EXIGE QUE DF DÊ REMÉDIO DERIVADO DE MACONHA A PACIENTE...

FONTE: CORREIO DA BAHIA (redacao@correio24horas.com.br).

Remédio foi receitado por médico ao paciente que sofre de epilepsia e atraso do desenvolvimento psicomotor.
A Justiça determinou que o governo do Distrito Federal forneça um medicamento feito de canabidiol, substância derivada da maconha, a um cidadão que sofre de epilepsia e atraso do desenvolvimento psicomotor. O remédio não tem registro no Brasil e foi receitado ao paciente por seu médico. Sem condições para comprá-lo, o cidadão recorreu ao Judiciário para garantir o tratamento, estimado em R$ 10,4 mil. Extraído da cannabis sativa, o canabidiol, conhecido como CBD, vem sendo usado no tratamento de convulsões.
Na decisão, o juiz Jansen Fialho de Almeida, da 3ª Vara da Fazenda Pública, entendeu que cabe ao Estado dar condições para que o direito constitucional à saúde seja respeitado.  “O direito à saúde encontra-se classificado dentre o rol dos direitos fundamentais do cidadão, inerentes à própria existência humana, cuja relevância levou o constituinte a alçá-lo em sede constitucional, como forma de prestação positiva do Estado”, justificou o juiz.
No processo, o governo do Distrito Federal alegou que não poderia fornecer o canabidiol porque o medicamento não é registrado no Brasil e não há fundamento jurídico para sua distribuição. No começo deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reclassificou o canabidiol como medicamento de uso controlado e não mais como substância proibida.

A Anvisa também regulamentou a prescrição médica e a importação, por pessoa física, de medicamentos e produtos com canabidiol e tetrahidrocannabinol (THC) em sua formulação, desde que apenas para uso próprio e tratamento de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário