terça-feira, 27 de setembro de 2016

FORMA COMO MULHER RESPONDE A PROBLEMAS DEPENDE DO CICLO MENSTRUAL...


FONTE: *** Jairo Bouer (doutorjairo.blogosfera.uol.com.br).


Um estudo sugere que a forma como o cérebro de uma mulher reage diante de um problema depende da fase em que ela se encontra do ciclo menstrual.

Vários experimentos já mostraram que os hormônios predominantes nas mulheres – estrogênio e progesterona – têm efeitos específicos sobre o cérebro.

Por isso, pesquisadores da Universidade Concordia, em Montreal, no Canadá, decidiram investigar se isso teria influência sobre a memória e a capacidade de resolver problemas. E a resposta foi positiva.
Os resultados, publicados no periódico Psychoneuroendocrinology, envolveram a análise de 45 mulheres com ciclos menstruais regulares, submetidas a diferentes tipos de tarefas.

De acordo com o estudo, nos dias em que o estrogênio está mais alto, o cérebro da mulher acessa um sistema de memória que envolve uma área conhecida como hipocampo na hora de solucionar os quebra-cabeças do dia a dia. Já quando esse hormônio está mais baixo, o que ocorre no final do ciclo, o mecanismo envolve uma outra área, o estriado.

Segundo os pesquisadores, uma das estratégias não é necessariamente melhor ou pior que a outra. Apenas são usados mecanismos diferentes diante de um mesmo tipo de estímulo.

Apesar disso, eles perceberam que, durante a ovulação, quando o estrogênio está no pico, as mulheres se saíram melhor em tarefas de memorização, como decorar palavras, por exemplo. Já no fim do ciclo, tiveram resultados melhores em jogos de navegação. As informações são do site Medical News Today.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário