terça-feira, 27 de setembro de 2016

LEOA PODE DESENVOLVER JUBA, APONTA REVISTA CIENTÍFICA...

FONTE: Redação RedeTV! (www.redetv.uol.com.br).



Uma das maiores 'certezas' do mundo animal pode estar com os dias contados. Nem sempre os leões agora podem ser identificados somente pela juba. A fêmeas também passaram a desenvolver a cabeleira.

Um grupo de cientistas liderado pelo zoólogo britânico Geoffrey Gilfilla, da Universidade de Sussex, observou um grupo de cinco leoas com juba e comportamento masculino em Moremi, Botsuana.

O estudo do zoólogo foi publicado na revista African Journal of Ecology com imagens de leoas idênticas aos reis da selva.

A revista explica o provável fenômeno do cabelo nas fêmeas: um elevado nível de testosterona.

Os machos castrados produzem menos hormônio masculino e sua cabeleira desaparece. A juba cresceu em uma leoa que vive no Jardim Zoológico Nacional da África do Sul, em Pretória. As análises veterinárias revelaram a existência, em seus ovários, de uma anomalia que estimulava a testosterona. Depois de retirados, a leoa voltou a ter aspecto feminino.


Geoffrey estuda a comunicação entre os felinos do delta do rio Okavango. Caso consiga estabelecer uma conexão, poderá gravar os rugidos para usar em alto-falantes e assim afugentar os leões quando estes se aproximarem do gado, evitando serem mortos por fazendeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário