segunda-feira, 26 de setembro de 2016

MAIS DA METADE DOS ACIDENTES SÃO CAUSADOS POR SONO E CANSAÇO, DIZ PESQUISA...

FONTE: Redação, CORREIO DA BAHIA.
No ano passado, ocorreram 4.056 acidentes de trânsito nas estradas brasileiras cuja causa presumível foi dormir ao volante.

No Dia Nacional do Trânsito, foi comemorado no domingo (25), e uma pesquisa realizada registrou a importância da qualidade do sono do motorista. Dados da Associação Brasileira de Medicina e Tráfego (ABRAMET) apontam que sono e cansaço representam 60% dos acidentes de trânsito do país.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), no ano passado, ocorreram 4.056 acidentes de trânsito nas estradas brasileiras cuja causa presumível foi dormir ao volante. Destes, 328 foram fatais e 835 resultaram em feridos graves.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em escala mundial, cerca de 1,25 milhão de pessoas morrem nestes tipos de acidente. “A privação de sono e alguns distúrbios, como ronco e apneia, provocam sintomas como sonolência diurna excessiva, falta de atenção, dificuldade de concentração e alterações de humor. É preciso dormir com qualidade para preservar as funções cognitivas, motoras e perceptivas”, esclarece Kenya Felicíssimo.
Dados da Fundação Nacional do Sono mostram que a insônia aumenta em 250% o risco de acidentes de trânsito; em caso de apneia, esse risco é elevado para 700%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário