FONTE: Albenísio Fonseca, TRIBUNA DA BAHIA.
A Pesquisa percorreu 8.584 km no
estado.
Divulgada
no último dia 11, a 20ª Pesquisa CNT de Rodovias revela que 63,4% (5.443 km)
das rodovias avaliadas na Bahia apresentam algum tipo de deficiência e foram
avaliadas como regulares, ruins ou péssimas. O restante da extensão pesquisada
no Estado (36,6% ou 3.141 km) é considerado ótimo ou bom. O levantamento da
CNT-Confederação Nacional de Transporte avalia o estado geral da malha
rodoviária pavimentada de todo o país, considerando pavimento, sinalização e
geometria da via. A Pesquisa percorreu 8.584 km no estado.
Em todo o Brasil, foram 103.259 quilômetros analisados.
Devido às deficiências apresentadas no pavimento das rodovias da Bahia, o custo
operacional do transporte no Estado chega a ser 23,8% mais alto, uma vez que
rodovias com deficiência reduzem a segurança, além de aumentar o custo de
manutenção dos veículos e o consumo de combustível. A média nacional é de
24,9%. Na avaliação da CNT, para a reconstrução, a restauração e a manutenção
dos trechos danificados nas rodovias avaliadas na Bahia é necessário investir
R$ 4,91 bilhões.
Dnit inicia segunda fase da Pesquisa.
A partir deste sábado, 19, e até 25 de novembro ocorrerá a segunda fase da Pesquisa Origem e Destino realizada pelo Dnit-Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em parceria com o Exército Brasileiro. Serão montados 58 postos de pesquisa em rodovias federais de 12 estados, nos quais voltam a ser feitas a classificação dos veículos e entrevistas a motoristas.
O
levantamento é uma das ações estratégicas do PNCT-Plano Nacional de Contagem de
Tráfego, que produz o diagnóstico socioeconômico das rodovias federais. O
diagnóstico de tráfego é importante para a identificação dos principais
corredores de transporte rodoviário e da necessidade de expansão ou adequação
de capacidade das rodovias. Também é considerada ferramenta fundamental para as
atividades de projeto, construção, manutenção e operação rodoviária.
Aproximadamente 2.400
militares foram treinados para esta fase, similar à anterior, executada em
julho deste ano, quando oficiais e soldados do Exército Brasileiro realizaram
contagens manuais e entrevistas. Servidores do Dnit também participaram,
acompanhando os procedimentos. Os postos serão instalados nos seguintes
estados: Rondônia, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais,
Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás e Santa Catarina.
A
Pesquisa Origem Destino coleta informações acerca da classificação do veículo;
tipo de carroceria; ano de fabricação; número de passageiros e tipo de combustível
aceito; propriedade; motivo de escolha da rota; dados da viagem; motivos da
viagem; e dados da carga transportada.
Além
disso, o condutor do veículo é convidado a sugerir, dentro da rota seguida, os
melhores municípios para criação de um local de parada obrigatória de descanso.
O levantamento completo será realizado em quatro fases. Na primeira, em julho,
foram classificados 3.549.768 veículos e entrevistados 210.984 condutores.
Outras duas ocorrerão em 2017.
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