sábado, 8 de julho de 2017

BAHIA CAPACITA MAIS DE 12 MIL PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM MODO A DISTÂNCIA...

FONTE: Da Redação TRIBUNA DA BAHIA.

A capacitação conta com participação de 60% dos municípios baianos e de 25 estados brasileiros.

O Telessaúde Bahia é uma estratégia do Governo do Estado que, neste primeiro semestre, já capacitou na modalidade a distância 12.779 profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica.
Durante este período, 21 webpalestras com temas diversos foram disponibilizadas, com o objetivo de qualificar o processo de trabalho dos profissionais de saúde na prática diária e, assim, prestar melhor atendimento aos cidadãos.
Com participação de 60% dos municípios baianos e de 25 estados brasileiros, os encontros são abertos ao público de todo o país, sem a necessidade prévia de cadastro.
Com gravações e o material para consultas disponíveis no site do TelessaúdeBA, a escolha dos temas é baseada em indicadores epidemiológicos regionais, temas de destaque nacional e de relevância para a saúde pública. Durante o período de alerta da febre amarela, por exemplo, foram realizados três momentos com profissionais para discussão do tema. 
Para a diretora de Vigilância Epidemiológica da Bahia, Maria Aparecida Figueiredo, o Telessaúde facilita a comunicação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) com os Núcleos e as Bases Regionais.
"Nós somos ordenadores da Política da Vigilância do Estado e precisamos discutir com essas pessoas, trazer coisas novas e que já estão na prática. Dessa reciprocidade, tanto de levar como de ouvir e, sendo esta uma boa ferramenta, estamos utilizando com bastante sucesso. E por que eu digo sucesso? Porque nós temos o feedback dos municípios, das regionais, nos informando de que tem sido muito produtivo", afirma a diretora. 
Manejo da tuberculose.
Outro destaque do Telessaúde neste primeiro semestre foi a disponibilização do minicurso online sobre manejo clínico da tuberculose, divido em quatro módulos, que capacitou mais de 900 profissionais de saúde, abrangendo a Bahia e mais 11 estados. 

Para a enfermeira Jaiane Catiele, que atua no município de Luís Eduardo Magalhães, as aulas do minicurso serviram como forma de atualização. "O minicurso foi bom para me atualizar, mas, na prática, ainda não utilizei, pois aqui na unidade ainda não recebemos pacientes com tuberculose. Mas sempre que tenho tempo assisto aos vídeos gravados", comenta a enfermeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário