A
Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério
da Justiça, abriu um processo para investigar se houve maquiagem
de preços por parte da Coca-Cola. A suspeita é de que a empresa tenha diminuído
o tamanho da lata de refrigerante sem avisar os consumidores.
A
empresa passou a vender latas de 310 mL pelo mesmo preço que, antes, era
da lata de 350 mL.
Ambos
os produtos são comercializados no mercado, mas a Senacon diz que o comprador
pode ter sido levado a crer que houve substituição.
“A
empresa deu uma ênfase grande com publicidade na mudança. Mesmo mantendo a lata
anterior, parece que ela está tendo menor vendagem do que a nova”, disse Arthur
Rollo, secretário nacional do consumidor do ministério da Justiça.
Caso
seja confirmada a suspeita, a Coca-Cola pode ter que pagar um multa que varia
de cerca de 600 a mais de 9 milhões de reais, dependendo do porte da empresa,
do âmbito da infração, entre outros fatores.
Segundo
Rollo, a empresa está para ser notificada e, a partir de então, terá dez dias
para prestar esclarecimentos.
“Se
a empresa tivesse lançado um novo produto praticado com um preço completamente
diferente, não haveria nenhuma sugestão de problema”, completa.
Procurada,
a Coca-Cola ainda não se manifestou sobre o assunto.
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