terça-feira, 18 de julho de 2017

MULHER DESCOBRE CÂNCER RARO QUE CAUSA CRESCIMENTO ANORMAL DE MÃOS E PÉS...

FONTE: Redação/RedeTV! (http://www.redetv.uol.com.br).


A britânica Lauren Bates, de 26 anos, não conseguia entender por que suas mãos e pés não paravam de crescer. Após constantes consultas médicas durante anos, ela foi diagnosticada com um raro tumor no cérebro, chamado acromegalia, que causa excesso de produção dos hormônios de crescimento.

"Eu estava comprando novos sapatos toda hora porque os que eu tinha não me serviam mais", contou Lauren em entrevista ao Mirror. "Não conseguia entender. Achava que pés parassem de crescer na fase adulta, mas os meus simplesmente não pararam". 

Lauren notou o primeiro sintoma aos 18 anos, quando o avô lhe deu um anel em seu aniversário, mas em questão de semanas a joia deixou de servir.
"Eu tinha dor de cabeça constantemente. Estava treinando para me tornar cabeleireira e determinada a terminar o curso, mas eu sempre tinha crises de enxaqueca", relembrou a mulher. 
Lauren vivia constantemente com problemas de saúde e autoestima. Mesmo fazendo exercícios físicos quase todo dia e se alimentando corretamente, ela não entendia por que não parava de ganhar peso.
Aos 22 anos, sem nenhuma resposta aceitável dos especialistas, Lauren decidiu que tentaria sozinha mudar de vida. "Eu decidi desistir do meu emprego e ir viajar por 18 meses. Pensei que fazer algo diferente me ajudaria, mas ficou gradualmente pior. Seis meses antes de terminar a viagem eu decidi voltar para casa", contou. "Quando cheguei, minha mãe ficou chocada. Ela disse que eu não me parecia comigo mesma mais. Meu rosto estava diferente". 
De volta ao hospital, Lauren realizou um exame de sangue que detectou um alto índice de pró-laticínios e foi encaminhada a um endocrinologista. Algumas semanas depois, em janeiro de 2015, em uma consulta com o especialista, Lauren descobriu que tinha um tipo de câncer do qual nunca ouviu falar. 
Após comparar algumas fotos de 2007 com as mais recentes, o médico percebeu grandes diferenças não só nas mãos e pés, mas também no nariz e no excesso de pele no rosto. O tumor foi encontrado na glândula pituitária no cérebro e impedia que o órgão controlasse a quantidade de hormônio produzida. 
O tumor, que acredita-se ter se desenvolvido quando ela estava com 16 ou 17 anos, tinha sete centímetros - muito maior do que o comum nesses casos, de acordo com os médicos.
"Eles me disseram que eu teria que fazer uma cirurgia no cérebro e eu fiquei muito assustada. Mas eles também disseram que eu tinha muita sorte em estar viva, então quis fazer o mais rápido possível. Eles não poderiam remover o tumor inteiro, mais iam tirar o máximo que conseguissem". 
Duas semanas após a descoberta, Lauren já estava na mesa de cirurgia. Restou apenas um centímetro do tumor - que foi neutralizado com quatro semanas de radioterapia. "Isso ajudou de forma absurda. Minhas dores de cabeça foram cada vez mais raras e eu já estou pronta para voltar ao trabalho e ao meu curso", contou Lauren entusiasmada. 
Além de voltar com os antigos planos, Lauren decidiu que irá ajudar pacientes com o mesmo problema que ela: este ano ela se encontrará com eles para uma conversa sobre os sintomas e efeitos de cada um. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário