quinta-feira, 6 de julho de 2017

MÚLTIPLAS PERSONALIDADES: O QUE É DISTÚRBIO QUE UNE ATÉ 10 IDENTIDADES EM UMA PESSOA?...

FONTE:, Ligia Lotério, (http://www.msn.com).



Já imaginou como seria se várias personalidades vivessem dentro de uma mesma pessoa? Pode parecer coisa de filme, mas é realidade. Chamado transtorno dissociativo de identidade, o distúrbio atinge menos de 1% da população e é mais frequente em mulheres, segundo o psiquiatra e psicoterapeuta Fábio Fonseca.

O que étranstorno dissociativo de identidade?

Também chamado de transtorno de múltiplaspersonalidades, é um distúrbio em que o indivíduo apresenta duas ou mais identidades distintas, independentes e com características e comportamento diferentes uma das outras.

"Geralmente, esse transtorno agrega quatro ou cinco personalidades, mas em alguns casos podem chegar a dez em uma mesma pessoa", conta o especialista.

O tempo de permanência de cada identidade varia entre minutos, horas ou, em casos raros, dias. Todas as identidades costumam ser impulsivas, dramáticas e apresentar traços de imaturidade emocional..

Causas.


O transtorno de múltiplas personalidades geralmente é resultante de traumas na infância, como abuso físico, sexual ou psicológico. "É uma combinação da vulnerabilidade emocional de alguém com os ambientes invalidantes que ele frequentou", explica o médico.

O problema faz com que a pessoa entre em um estado de analgesia perante lembranças dos traumas ou situações estressantes, mudando de personalidade e, posteriormente, não se recordando dos momentos em que esteve "desconectado". "São mecanismos inconscientes que o indivíduo adota para lidar com o sofrimento emocional", ressalta.

Além dos pensamentos, emoções e memórias, o paciente também perde seu senso de identidade.

Personalidades completamente diferentes: sexo, doenças e mais.


A fragmentação resulta em versões de uma mesma pessoa completamente diferentes. 

Para se ter ideia da complexidade desse transtorno, podem haver personalidades femininas, masculinas, com orientações sexuais distintas e idades diferentes em uma mesma pessoa.

O jeito de agir, falar e até mesmo andar também muda.

Cegueira.

Em casos raros, o indivíduo tem uma identidade com alguma doença e outra sem. Por exemplo, um artigo publicado na revista especializada PsyCh Journal, relatou o caso de uma mulher que sofria de cegueira psicológica em uma de suas personalidades. Ainda por cima, algumas "versões" da paciente falavam idiomas diferentes.

Consequências.

O transtorno dissociativo de identidade impede uma vida normal, visto prejudica trabalho, estudo e relacionamentos, levando ao isolamento social.

Além disso, o distúrbio pode estar associado a dores de cabeça, alucinações, agressividade intensa, abuso de substâncias, transtornos alimentares, ansiedade, insônia, depressão e aumento do risco de suicídio.

Tem cura?


O psiquiatra é o profissional mais adequado para analisar os sintomas, histórico do paciente e relato de familiares e amigos para determinar se realmente existe o transtorno. Somente ele é capacitado para fazer o diagnóstico diferencial entre o distúrbio e outros semelhantes, como personalidade borderline e esquizofrenia.

O veredito pode demorar algum tempo pois pode haver uma pausa entre a troca de identidade.

A boa notícia é que é possível tratar o transtorno de modo com que a alternância cesse ou ocorra com menos frequência. Para isso, o médico prescreve o uso de medicamentos - como antidepressivos, estabilizadores de humor e antipsicóticos - e psicoterapia.

As sessões validam o sofrimento emocional da pessoa, por mais incompreensível seja a forma pela qual ele é encarado, regulam as emoções e ensinam a tolerar situações traumáticas ou estressantes sem que a troca de personalidade ocorra.


A orientação de familiares quanto aos cuidados e apoio também ajuda, assim como fazer meditação mindfulness.

Nenhum comentário:

Postar um comentário